
O Cartão Social, programa do Governo do Estado do Paraná, garante passagens gratuitas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para pessoas em busca de emprego, incluindo moradores de Colombo que atendam aos requisitos.
Cada cartão possui R$ 242 em créditos, o equivalente a aproximadamente 44 passagens, permitindo transporte de ida e volta durante todos os dias úteis do mês.
Podem solicitar o benefício pessoas com idade entre 16 e 64 anos, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Sistema Nacional de Emprego (Sine/PR), em busca de trabalho e com renda familiar mensal per capita abaixo da linha da pobreza.
O programa atende moradores de 20 municípios da RMC: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.
O Cartão Social é pessoal e intransferível, não pode ser emprestado, não tem segunda via emitida, e tem como objetivo facilitar o transporte de quem está sem renda, permitindo deslocamento para entrevistas de emprego ou cursos de qualificação.

