No âmbito Estadual, Colombo se destaca sendo um dos municípios que mais vacinaram, proporcional à população, durante a campanha
A Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, que aconteceu 14 a 28 de outubro, sendo 21 o Dia D de mobilização estadual. Neste período, Colombo se destaca, entre os municípios que mais aplicaram doses. Ao total, foram 17.071 doses, durante as duas semanas de campanha.
O destaque, entre os 29 municípios da 2ª Regional de Saúde, em proporção populacional, foi em comparação aos municípios com o número de pessoas equivalentes ao de Colombo.
De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, foram aplicadas durante a campanha quase o dobro da vacina que é realizada em um mês no município. “Comemoramos uma importante marca para a nossa cidade”, disse a Secretária de Saúde, Marilda Zanoni.
A compreensão pelos pais/responsáveis da importância da vacinação infantil foi fundamental para a adesão ao esquema vacinal completo. Foram registradas 6.847 doses de imunizantes nas Escolas e CMEIs, além de 22.823 carteirinhas de vacinas avaliadas, dessas 9.884 foram nas unidades escolares.
“Com essa ação, entramos em todas as 43 Escolas Municipais e 47 Cmeis do Município, avaliamos todas as carteirinhas de vacina que nos foram apresentadas, vacinamos as crianças autorizadas pelos seus responsáveis, e ainda disponibilizamos a Declaração para Rematrícula 2024 à todos os avaliados e os vacinados”, enfatizou, Marilda.
Sobre o Dia D
Apenas no dia D da Campanha (21/10) foram aplicadas nas 25 Unidades de Saúde, mais de 2900 doses de vacina. “Ao nosso ver, essa foi a Campanha mais rápida e com números expressivos. Resultado da Integração e Parceria entre Saúde e Educação”, disse a secretária.
Foram disponibilizadas para a campanha, e ainda estão disponíveis, as vacinas contra a Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.