Diante da violência ocorrida nas escolas em várias partes do Brasil e preocupados com a segurança de toda a comunidade escolar de Colombo, na manhã desta terça-feira (11), o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Professor Alcione, veio a público anunciar uma série de medidas tomadas pela Prefeitura.“São esforços concentrados para garantir ainda mais a segurança e o bem estar dos estudantes e da sociedade em geral. As medidas emergenciais, estão sendo adotadas em parcerias que envolvem as polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, entidades da sociedade civil, secretarias municipais e setores do Governo do Estado em sincronia para a melhor utilização das potencialidades neste enfrentamento”, disse o Secretário.
Após reunião com as autoridades de segurança pública, a Secretaria de Educação elaborou novas estratégias para garantir a segurança de alunos e professores. A principal delas é a contratação emergencial de uma empresa para a patrulha escolar com motociclistas. A medida servirá para a proteção destes locais, além de acelerar o atendimento para qualquer eventualidade.
Confira as ações que já foram elaboradas ainda na semana passada:
– Formação de uma equipe de inteligência formada entre Prefeitura Municipal de Colombo e Governo do Estado com o intuito de monitorar e coibir ações de violência e fakenews;
– Um canal aberto entre as unidade de ensino e a Guarda Municipal para intensificare acelerar o atendimento com a segurança pública;
– Implantação de sistema de câmeras e monitoramento com a empresa Intersept de segurança;
– Intensificação nas atividades de acolhimento e saída dos crianças/alunos;
– Atenção e instrução quanto a entrada de pessoas na unidade contidas já em normas estabelecidas no memorando 571;
– A Secretaria de Educação e os diversos setores da Prefeitura estão orientados a acalentar as famílias e semear a cultura da paz.
Ainda segundo o Secretário, as ações passam a ser consideradas de rotina e na sequência o olhar atento e o acolhimento de sugestões, novas procedimentos serão adotados.