Uncategorized

Educadoras desenvolvem Projeto “Bem Limpinho” para as crianças dos CMEIS e Escolas Municipais

Centro de Educação Infantil e Escola Municipal elaboraram projeto em parceria com a Secretaria de Saúde para orientar as crianças sobre higiene e cuidados na pandemia

Equipe da Coordenação da SEMED esteve na instituição acompanhando a gravação dos vídeos para as crianças

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde se uniram em um projeto lúdico e interativo para trazer informação às crianças da rede municipal de ensino, sobre os cuidados com a higiene bucal, limpeza das mãos e o uso de máscara em prevenção a Covid-19.

A iniciativa começou com a Educação Infantil, através do Centro Municipal de Educação Infantil Piu Piu, sob a direção de Adriana Miriam Espindola e coordenação, Michelle Nalepa.

De acordo com a diretora Adriana, o projeto e organização teve como orientação a Base Nacional Comum Curricular, visando a abordagem de temas relevantes para a formação de seres completos, trabalhando desde a primeira infância de forma lúdica, com interações e brincadeiras sobre os assuntos. “Para tratar  sobre o tema higiene, nesse momento de pandemia,  em que nos cuidar, salva vidas, o CMEI Piu-Piu em parceria com a Secretaria de Saúde, convidou a Dra. Miriam Appel Martins para a elaboração de um vídeo lúdico falando sobre os cuidados relacionados a Covid-19 e a higiene bucal”.

Atividades do projeto “Bem Limpinho”

A diretora destacou que a ideia do vídeo surgiu em conversa com a Dra. Miriam. “Considerando a faixa etária das crianças, o uso de fantoches na gravação foi uma das propostas, para chamar a atenção deles e das famílias, tratando de uma forma lúdica a importância desse tema”.

Em parceria com o CMEI Piu Piu, a Escola Municipal Isolina Ceccon, sob a direção de Jucélia Amaral, também realizou a gravação de um vídeo juntamente com a Dra. Miriam, para os estudantes do ensino fundamental do município.

A elaboração do conteúdo e passo a passo dos cuidados de higiene bucal e das mãos foi preparado pela Dra. Miriam Appel Martins, que destaca de maneira interativa e com uma linguagem adaptada para o entendimento infantil, falou cada passo para cuidar dos dentes, da limpeza das mãos e principalmente as medidas de cuidado e prevenção a Covid-19.

O lançamento do projeto “Bem Limpinho” e divulgação do vídeo será realizado no dia 24 de maio, juntamente com a entrega de atividades não presenciais.