Terminou nesta quinta-feira (31/07) o Workshop Inteligência Artificial na Rotina Profissional. O treinamento foi pensado especialmente para os servidores públicos, em parceria com as Secretarias Municipais de Administração; Planejamento, Inovação e Tecnologia e apoio da RepÁgil Soluções Tecnológicas e Conexão Assae UTFPR.
Com o objetivo de apresentar, de forma prática e acessível, Eloisa Maian, Luciane Santos e Edson Ferreira mostraram nos três dias de curso, como as novas tecnologias podem ser aliadas na rotina de trabalho. Em vez de substituir pessoas, essas ferramentas digitais chegam para apoiar o servidor nas tarefas operacionais e trazer mais agilidade aos processos internos.
Para Elton Fernandes Chote, Coordenador de Inovação e Investimentos, “É inegável a crescente influência da Inteligência Artificial no cenário global, e para servidores públicos, dominar essa tecnologia não é mais um diferencial, mas uma necessidade estratégica. Acredito firmemente que a capacitação dos servidores públicos em inteligência artificial é importante para o avanço do nosso município. Ao capacitar nossos profissionais com o conhecimento em I.A, abrimos portas para a otimização de processos, a tomada de decisões baseada em dados e a criação de soluções inovadoras”
Durante o workshop, os participantes aprenderam como utilizar recursos tecnológicos, como ChatGPT, Perplexity, Copilot, Notebooklm, DeepSeek e Canva, além de Soft e Hard Skils para organizar melhor suas demandas, melhorar a comunicação entre setores e tomar decisões com mais segurança. A proposta foi mostrar que inovação não precisa ser complicada, ela pode ser incorporada com naturalidade à rotina e gerar resultados reais em pouco tempo.
O momento formativo apresentou de forma prática como as ferramentas de inteligência artificial podem tornar os processos internos mais ágeis, eficientes e inteligentes, liberando os servidores para atividades estratégicas e de maior impacto à população. “Quando alinhados às novas tecnologias, os profissionais do setor público ampliam sua capacidade de desenvolvimento técnico e otimizam suas rotinas, oferecendo serviços de maior qualidade à comunidade” __ Professora Valdinéa Souza, diretora EGP











