No dia Municipal da Pessoa com Deficiência (21/08) a Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Escola de Gestão Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu o 2º Seminário de Inclusão e Acessibilidade Construindo Cidades para Todos!
Mais do que uma data comemorativa, é uma convocação à responsabilidade coletiva de construir uma sociedade em que cada pessoa seja respeitada em sua singularidade, potencialidade e dignidade.
A abertura do seminário foi marcada por um emocionante momento cultural realizado pelos estudantes da APAE Colombo, que encantaram o público e reforçaram, de forma sensível e potente, a importância da valorização da diversidade e da participação ativa das pessoas com deficiência em diferentes espaços sociais.
O 2º Seminário de Inclusão e Acessibilidade – Construindo Cidades para Todos se configura como um espaço formativo de grande relevância, pois proporciona um momento de estudo, diálogo e sensibilização que fortalecem aos servidores públicos e a comunidade em geral para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O momento formativo contou com a contribuição de dois palestrantes de destaque: Thiago Alberto Aparecido, que apresentou uma abordagem voltada às práticas inclusivas no cotidiano, e Clecy Aparecida Grigoli Zardo, que trouxe reflexões acerca dos marcos legais, das políticas públicas e da importância do engajamento comunitário para a efetivação de direitos.
A presença de ambos enriqueceu o momento formativo, oferecendo aos participantes não apenas conhecimento técnico, mas também inspiração para transformar realidades locais a partir de uma perspectiva inclusiva e cidadã.
Encerrando o evento, a diretora da Escola de Gestão Pública, Prof. Valdinéa Souza, destacou:
“A verdadeira inclusão não é apenas um conceito ou uma lei, mas uma prática diária que transforma o olhar, as relações e as estruturas da nossa cidade. Quando reconhecemos e valorizamos cada pessoa em sua singularidade, estamos construindo não apenas espaços acessíveis, mas comunidades mais humanas, fraternas e justas. Que este seminário seja um marco para que cada servidor público e cada cidadão de Colombo se torne protagonista dessa mudança que faz da inclusão o nosso maior ato de cidadania.”
















