Grupos de diversas cidades do Paraná farão apresentações no CEU das Artes
A 9ª edição do FETECO – Festival de Teatro de Colombo começa na próxima quarta-feira (13) com 18 espetáculos distribuídos ao longo de nove dias no CEU das Artes, que fica na Rua Manoel Vicente Machado, no Maracanã. Confira abaixo a programação de cada dia:
13/11 – Quarta-Feira
20h: Abertura do festival seguida do espetáculo “O Circo é Nosso” (Companhia Mirabólica, Comédia, Colombo): Minima e Pituim se encontram para viver uma grande brincadeira! Entre trapalhadas e adaptações de números circenses clássicos, o espetáculo é um convite para adultos e crianças participarem e se divertirem.
14/11 – Quinta-Feira
20h: “Ainda Existem Flores no Jardim” (Grupo EncantArte, Colombo, Drama, classificação 14 anos): um espetáculo que traz questões sobre valores familiares, o abandono e a desistência do ser humano.
15/11 – Sexta-Feira – Feriado da Proclamação da República
15h: “A Jornada de Ida” (Grupo Rubra, Carambeí, Drama): Ida é uma mulher em construção, com sonhos maiores do que sua realidade permite. Durante sua jornada, sua história se confunde com o relato de outras mulheres.
17h: “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” (Projeto Arteiros, Colombo, Infantil): Uma peça baseada na famosa fábula poética de Jorge Amado, que conta a história de amor improvável entre um gato mal-humorado e uma andorinha alegre.
19h: “Entre a Cruz e a Bengala” (Coletivo Cacareco, Ponta Grossa, Tragicomédia, classificação 10 anos): Na Alemanha medieval, três cegos decidem fazer uma peregrinação até Jerusalém numa busca por recuperar a visão e pela própria redenção.
16/11 – Sábado
16h30: “Melodias de Liberdade” (Trupe CEU, Colombo, Drama Musical, classificação 14 anos): Um musical baseado em textos poéticos e literários que aborda a força feminina enquanto tece crítica ao machismo estrutural e outros importantes temas.
18h30: “Saída MP 11.340” (classificação 14 anos): Um espetáculo que aborda a violência doméstica, o feminicídio e faz uma pergunta: o que acontece quando a única maneira de se salvar é a mulher cometer um crime? Vítima ou culpada?
20h30: “Um Pequeno Pote de Iogurte” (Companhia Mirabólica, Colombo, Tragicomédia, classificação 16 anos): Uma peça que fala da exploração do trabalho humano através da história de uma secretária fatigada de sua rotina.
17/11 – Domingo
14h: “Batimpaz” (Trupe CEU, Colombo, Infantil): Uma peça que explora o imaginário infantil em um cenário de guerra e brincadeiras, onde crianças transformam sua rotina em um mundo de fantasias.
16h: “Outros Poemas Absurdos par Dormir” (Santa Teatro, Curitiba, Musical Surrealista): Compilação de poemas de autores famosos e dos próprios atores, que apresentam uma interpretação pensada para levar a plateia em uma viagem literária.
18h: “Ecos da Juventude de Outrora” (Trupe CEU, Colombo, Drama Musical, classificação 14 anos): A peça retrata a complexidade das relações adolescentes em um ambiente escolar acompanhando um grupo de amigos em suas expectativas e desafios.
20h: “Balancei a Cabeça, Meus Pensamentos Caíram” (Fátima Teatro, Curitiba, Surrealista Contemporâneo): A peça trata sobre o Setembro Amarelo. Nela é contada a história de uma garota adolescentes entre seus pensamentos, tentando tirar da sua cabeça o desejo pelo suicídio.
18/11 – Segunda-Feira
20h: “Vampirilda em: Uma História de Vampira” (Trupe CEU, Colombo, Infantil): Entre poções, feitiços e confusões, a história de uma jovem vampira aprendiz. Vampirilda, insatisfeita com sua condição de vampira, questiona sua existência e tenta evitar sua transformação em morcega e a tradicional vida vampiresca de sugar sangue.
19/11 – Terça-Feira
19h: Exibição do filme “Sambacestral”
20h: “Transonhando o que Antecede” (Grupo Arame Farpado, Colombo, classificação 16 anos, Contemporâneo): Um musical que questiona a insensibilidade do mundo e a hipocrisia de falsas empatias.
20/11 – Quarta-Feira – Feriado da Consciência Negra
16h: “A Borboleta da Colina” (Grupo Flogisto, Ponta Grossa, Drama): Um enredo sobre transformação, contado de forma poética e envolvente. Esperando convidados para um jantar, o personagem reflete sobre as transformações da vida e das coisas.
18h: “Em Guerra” (Benedita Cia. de Teatro, Curitiba, Comédia, classificação 12 anos): Um monólogo tragicômico inspirado no livro “Jornal da Guerra Contra os Taedos”, de Manoel Carlos Karam, que, ao ser adaptado para a linguagem teatral, tem a intenção de alertar de maneira irônica sobre a violência e as consequências geradas pela exposição aos conflitos e a outros meios de promoção da violência.
20h: “O Sonho de Faustino” (Grupo Municipal de Teatro de Rio Negro, Rio Negro, Comédia): O espetáculo conta a história de Faustino e sua família, para quem são concedidos três desejos após um encontro com Jesus e São Pedro, mas a confusão fica armada quando o astuto se vê diante da morte, que vem cobrar seu preço.
21/11 – Quinta-Feira
20h: “Cidade de Jornais” (Cia. Afeto, Curitiba, Drama, classificação 12 anos): Tudo começa com uma decisão. Um corpo caminha pela cidade ao mesmo tempo em que é engolido por ela.
A programação do festival está sujeita a alterações. Todos os espetáculos sem classificação etária indicada são livres para todos os públicos.