No dia 09 de Junho, o Brasil celebra o Dia Nacional da Imunização, com o objetivo de reforçar a importância das vacinas na proteção de doenças imunopreveníveis.
As campanhas de vacinação sempre foram efetivas no mundo, e o Programa Nacional de Imunização é soberano no País. “Conseguimos com o passar das décadas erradicar doenças como Varíola, Sarampo e Poliomielite. Combatemos efetivamente outras doenças como a Febre Amarela, Hepatites e atualmente o Covid”, comenta a Diretora de Vigilância em Saúde de Colombo, enfermeira Marilize Okoinski.
O Município de Colombo conta com 25 Salas de Vacinas, contidas em suas Unidades de Saúde, as quais disponibilizam TODAS as Vacinas contidas no Calendário Nacional de Vacinação, protegendo crianças, jovens, adultos e idosos.
Uma grande conquista para os Colombenses, no final de 2019, foi a implantação da Vacina BCG aos RN’s nascidos na Maternidade alto Maracanã, sendo possível alavancar a Cobertura Vacinal do Município de 77% em 2018 para 91% em 2019, e 98,66% em 2022 com o imunizante.
“Mensalmente, nossas Unidades de Saúde, aplicam mais de 30 mil doses de Vacina, incluindo Rotina, Campanhas, Vacinas Especiais, atingindo metas de Cobertura, realizando importantes Ações em Instituições, Escolas, Empresas, pacientes acamados”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilda Barros de Lima Schwartz.
Ao avaliar a cobertura vacinal no ano de 2022 a gestora do Núcleo de Imunização, Izabella Antunes destaca que em crianças de 0 (zero) a menor de 1 ano de idade, Colombo alcançou o índice de 86,72%. “ainda, nesse mesmo ano, na Campanha Contra a Gripe foram administradas mais de 70 mil doses, com cobertura de 95,85%”, disse a Gestora.