A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018 e traz como obrigatoriedade que escolas públicas e privadas, espaços de recreação infantil e demais unidades/ equipamentos com atendimento à infância, se prepararem com procedimentos de Primeiros Socorros.
Sabendo que a segurança e o bem-estar das crianças são prioridades inegociáveis, a discussão sobre primeiros socorros e a compreensão da Lei Lucas se tornam elementos essenciais para garantir ambientes educacionais mais seguros e responsáveis.
Para demonstrar na teoria e na prática a importância do conhecimento sobre noções de Primeiros Socorros, dando ênfase na Lei Lucas, a Escola de Gestão Pública, trouxe na manhã desta sexta-feira (11/08) Marco Menezes, Socorrista / Bombeiro Civil e Condutor de Veículo de Emergência, Professor da Escola da Força Vital, Instructor Stop The Bleed – 120.577, Aspirante a Instrutor em Processo de Formação do IBRAPH em Primeiros Socorros com ênfase na Lei Lucas / Controle de Hemorragia e Suporte Básico de Vida.
Participaram do momento formativo
- Helder Lazarotto, prefeito Municipal
- Elis Lazarotto, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social
- Professora Valdinéa Souza, Diretora da Escola de Gestão Pública
- Cintia Rosner, Diretora da Secretaria Municipal de Saúde
- Projeto Nova Terra
- Projeto Sociedade Crescer
- Servidores Públicos das Secretarias de Assistência Social; Saúde e Esporte
- Comunidade em geral
A realização desta palestra é uma importante iniciativa da Prefeitura Municipal de Colombo para conscientizar pais, educadores, servidores públicos e comunidade em geral sobre a seriedade da ação rápida e assertiva em situações de emergência médica, relatou a Professora Valdinéa Souza, Diretora da Escola de Gestão Pública.
Parabéns pelo tema. É importante saber como agir em situações de emergência na escola. Relatou Célia Zen, professora, palestrante e autora de livro didático.