A Escola de Gestão Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Políticas sobre Drogas de Colombo, promoveu uma importante ação de conscientização dentro da campanha Junho Paraná Sem Drogas. O momento formativo foi voltado aos professores do 4º ano da Rede Pública de Ensino, com o objetivo de fortalecer a prevenção ao uso de substâncias entre crianças e adolescentes.
Realizada no CEU das Artes, a ação contou com a abertura especial da Companhia de Teatro À Trois, que apresentou o esquete “Não no Meu Turno”. Com uma abordagem leve, divertida e educativa, a peça provocou reflexões sobre os impactos do uso de drogas na saúde física, mental e social.
Como parte do momento formativo os participantes tiveram uma palestra com Lucas Recuero, representante da Cruz Azul no Brasil, instituição referência em prevenção e cuidado no contexto do uso de substâncias. Lucas compartilhou estratégias práticas de atuação preventiva no ambiente escolar, destacando a importância do papel dos professores na formação de uma geração mais consciente e resiliente.
A ação consolida o compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, cuidando também da saúde emocional e social dos professores e alunos do município.
Fazer parte da abertura da palestra do “Junho Sem Drogas”, junto à Escola de Gestão, foi uma experiência especial. Como artista, acredito que a arte tem esse papel: chegar nas pessoas de forma leve, direta e verdadeira. Falar sobre drogas é tratar de um tema delicado, cheio de tabus, e a arte consegue abrir esse diálogo sem apontar o dedo, mas provocando a reflexão. Como já disse Mel Brooks: “Na comédia, você pode dizer tudo… inclusive a verdade”. E foi assim, com humor e sensibilidade, que pudemos lançar luz sobre um assunto tão importante. Levar essa mensagem através da arte é, pra mim, uma forma de cuidado e de transformação! Relatou Julio Ribas, gestor do Ceu das Artes e membro da Cia de Teatro à Trois.











