Escola de Gestão Pública

QUEBRANDO O SILÊNCIO abre o mês de maio na Escola de Gestão Pública

A Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Escola de Gestão Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promove a Palestra Quebrando o Silêncio, que tem como objetivo a conscientização dos servidores e representantes da comunidade presentes, sobre o Combate de Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. 
A campanha maio laranja, foi instituída através da lei Nº14.432/2022, ocorre em todo o território nacional cuja intenção é conscientizar, orientar, sensibilizar e educar para a prevenção e o combate da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
Discutir medidas para prevenir e combater o abuso sexual em crianças e adolescentes são indispensáveis para proteger os mais vulneráveis e garantir um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento de todos.
A palestra foi conduzida pela Sargento Tania Guerreiro, Vereadora em Curitiba, Subtenente da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Palestrante, Pedagoga, Especialista em Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, trabalhou na Interpol no Canadá e na Hungria, como convidada em eventos sobre pedofilia e no Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida e Vitimizada.
Participaram do momento formativo:
– O prefeito Helder Lazarotto e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto
– Dolíria Strapasson, Vereadora e Procuradora da Procuradoria da Mulher
– Osmair Possebam, Vereador
– Luciane Dala Valle, Secretária Municipal de Educação
– Professora Valdinéa Souza, Diretora da Escola de Gestão Pública
– Alexandre Beleza, Coordenador Regional CIEE Paraná
– Marciano Rolim, Representante do Conselho Tutelar
– Suely Geremias Marques, Representante da Pastoral da Criança
– Andreia Ribas, Diretora do Projeto Nova Terra e Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente / CMDCA
– Adriana Soares Rocha Mendes, Presidente da Associação de Autistas de Colombo
– Virlane Nascimento, Presidente da Associação de Moradores e amigos da Vila Liberdade
– Servidores Públicos de diferentes pastas, Jovens Aprendizes CIEE e a comunidade em geral
Segundo a Professora Valdinéa Souza, diretora da Escola Gestão Pública “A atividade formativa foi uma iniciativa referente ao MAIO LARANJA, uma campanha de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada anualmente durante o mês de maio, instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 03 de agosto de 2022. Esses momentos formativos têm um papel fundamental na nossa sociedade, pois proporcionam uma plataforma para discutir e conscientizar sobre um problema sério que afeta inúmeras crianças e jovens em todo o país. A palestra abordou tópicos essenciais, como sinais de alerta, formas de prevenção e protocolos de denúncia, capacitando profissionais da área de Educação, Saúde, Segurança e Conselho Tutelar a atuarem de forma mais eficaz na identificação e combate a esses abusos. Além disso, serviu para informar pais e responsáveis, criando uma rede de apoio e proteção mais sólida para as crianças e adolescentes. Os momentos formativos relacionados ao Maio Laranja não apenas trazem à luz esse tema delicado, mas também incentivam ações concretas para proteger os mais vulneráveis e promover uma cultura de respeito e segurança para todos.”
Pular para o conteúdo