Escola de Gestão Pública

Setembro Amarelo – CUIDANDO DA EXISTÊNCIA QUE SOFRE

A campanha SETEMBRO AMARELO dá visibilidade ao debate sobre auxílio e tratamento de pessoas que sofrem de depressão e transtornos mentais e, principalmente, para que a sociedade lembre que esse sofrimento existe e precisa ser tratado.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo!

Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

A Escola de Gestão Pública apoia a campanha e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na sexta-feira (01/09) a palestra CUIDANDO DA EXISTÊNCIA QUE SOFRE!

Participaram do momento formativo:

  • Helder Lazarotto, Prefeito e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Elis Lazarotto
  • Professor Alcione Giaretton, Vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação
  • Professora Valdinéa Souza, Diretora da Escola de Gestão Pública
  • Marilda Zanoni, Secretária Municipal de Saúde
  • Cintia Rosner, Diretora Executiva SMS
  • Caroline Ferreira Pedro Torres, Coordenadora CAPS AD
  • Andréa Sereno Roman, Coordenadora CAPS II
  • Vereador Pastor Evandro França
  • Vereador Pastor Carlinhos
  • Jheniffer Bestel de Deus, Coordenadora Técnica de Capacitação – Programa Aprendiz CIEE
  • Bruna Show Ortiz, Instrutora Técnica de Aprendizagem CIEE
  • Ana Harbs e Tina Matos representando a UNOPAR

O encontro reuniu mais de 200 pessoas e foi organizado em dois momentos. No primeiro tivemos a palestra técnica com Gisele Wagner de Moraes, Psicoterapeuta, Sexóloga Cristã em formação, Pesquisadora do Desenvolvimento da Psique Humana e pastora. Em seguida, a palestra inspiradora com Luciane Zaimoski, Escritora, Missionária, Ativista Social, Assistente Social em formação e fundadora do Instituto Samuel Caetano.

A Escola de Gestão Pública agradece Vania Barreto, consultora de beleza que hoje presenteou as palestrantes e parabeniza o CIEE Colombo pela presença de 54 aprendizes.

Para a Professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública, a participação de jovens em palestras como essa é de suma importância devido sua relevância e orientações. Segundo a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. “Promovida pela Fiocruz, a pesquisa de 2021, Violência autoprovocada na infância e na adolescência, identificou 15.702 notificações de atendimento ao comportamento suicida entre adolescentes nos serviços de saúde, predominando o grupo etário de 15-19 anos (76,4%), do sexo feminino (71,6%), e raça/cor da pele branca (58,3%), no período de 2011 a 2014. O estudo revela que a residência foi o local mais frequente dessas ocorrências (88,5% de 10-14 anos; 89,9% de 15-19 anos), e o meio mais utilizado foi envenenamento/intoxicação (76,6% e 78%, respectivamente nas idades de 10-14 e 15-19). Quanto às internações decorrentes das tentativas em adolescentes, houve 12.060 registros entre 2007-2016, com predominância do sexo feminino (58,1%) e maior ocorrência na Região Sudeste (2,7 e 7,0 notificações/100 mil habitantes, nos grupos de 10-14 e 15-19 anos, respectivamente).” FONTE: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-o-perfil-do-comportamento-suicida-entre-jovens

Pular para o conteúdo