Nessa quarta-feira (23/08) aconteceu na FAMCOL, o terceiro encontro do curso Contação de Histórias e Mediação de Leitura (Turma 3) realizado pela Escola de Gestão Pública em parceria com o CEU das Artes.





Julio Riba, gestor do CEU das Artes, trouxe estratégias para a temática Histórias Cantadas e Marcial Siqueira, Maestro da Fanfarra do Município, coordenador do Projeto FAMCOL MÚSICA e CIDADANIA, além de dividir seu talento com os cursistas, falou sobre o projeto.
Para o regente da banda Marcial Francisco Siqueira, o projeto proporciona uma aproximação da comunidade com a música e contribui para a formação dos jovens. “Queremos ajudar a formar os cidadãos, e a música tem esse poder. Ela ajuda na construção da disciplina e vemos esse crescimento em outros setores, como na família ou na escola. Ela funciona como um verdadeiro agente transformador de vidas”, afirma Marcial.
Foi uma manhã divertida, com muito aprendizado e os participantes tiveram, ainda, a presença de Felipe Fanelli, Cantor, compositor, produtor musical e trompetista.
Felipe Fanelli não apenas falou da importância do aquecimento vocal, como nos deu uma aula prática sobre o assunto. Antes de cantar ou falar extensamente, é recomendado realizar exercícios suaves para aquecer as cordas vocais. Esses podem incluir zumbidos suaves, vocalizações ascendentes e descendentes e movimentos faciais suaves. E como não poderia faltar, Felipe mostrou um pouco do seu talento cantando músicas do seu repertório.
Para Felipe Fanelli, a técnica vocal é de extrema importância para qualquer pessoa que canta ou fala em público, seja de forma profissional ou por diversão. Utilizar uma técnica vocal adequada ajuda a prevenir desgaste e danos nas cordas vocais. Cantar ou falar de maneira incorreta ou forçada pode causar problemas como nódulos ou pólipos nas cordas vocais, o que pode exigir tratamento médico.
Além dessas experiências os participantes tiveram a oportunidade de conhecer vários instrumentos de Percussão e vivenciaram uma nova experiência conhecendo e tocando cada instrumento usado pela FAMCOL, suas características, origem, o som emitido, os acessórios usados para tocar, os materiais usados na fabricação e principalmente onde e quando são usados em histórias cantadas.