Neste mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social, se une à Campanha Agosto Lilás, criada em alusão à Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340). E, em 2023 completa 17 anos com o intuito de reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres.
Se você é vítima de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, não tenha medo. Denuncie!
Saiba quais são os canais de denúncias disponíveis em Colombo
Em Colombo, as denúncias relacionadas à violência contra a mulher podem ser realizadas pelo Disque 180 (Direitos Humanos). E ainda, as denúncias podem ser feitas na Delegacia de Colombo, especializada em Crimes Contra Mulher, Violência Sexual e Adolescentes, pelo telefone 41 3656-8604.
Rede de Apoio à Mulher
A Secretaria de Assistência Social ainda conta com uma Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Colombo (REVIDOC), além do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM) e a Casa da Mulher Colombense para acolhimento quando necessário.
Os equipamentos públicos, como por exemplo a Casa e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contam com assistência psicológica, social e jurídica.
Segundo os dados dos Boletins de Ocorrência Unificados, entre 2019 e Abril de 2023, foram identificados 911 casos como registro de homicídio doloso contra mulher, em 221 municípios paranaenses.
“Vale lembrar, que a vítima também pode fazer o registro do boletim de ocorrência de forma on-line. E não deixe de denunciar, e fique atenta já ao primeiro sinal de violência e não esqueça que uma mulher que pede ajuda é sim uma mulher de muita coragem”, disse.