+DestaquesCOVID-19Em destaque hoje

Ampliação de atendimento a pacientes do 24h do Alto Maracanã continuam

Na tarde deste sábado, o prefeito Helder Lazarotto falou sobre o esforço para controlar o avanço da pandemia em Colombo e agradeceu o empenho dos profissionais da saúde.

Assim como em grande parte do Brasil, nosso município atravessa um momento muito delicado com o aumento nos casos da Covid-19. De acordo com dados da enfermeira e diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra dos Santos Barros, neste sábado, 33 pacientes estão internados sendo oito entubados enquanto 29 aguardam por internação no Pronto Atendimento (PA) 24 horas do Alto Maracanã.

Para efeito comparativo, na última segunda-feira (01), dois pacientes estavam entubados e nesta sexta-feira (05) esse número saltou para nove. Por conta do crescimento no número de casos, a Prefeitura de Colombo precisou agir rapidamente com ações que influenciam não só no atendimento médico, mas também na economia local.

Graças ao trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde na últimas horas o PA agora conta com mais:

06 ventiladores pulmonares;

02 bombas infusoras;

01 monitor completo com cardioversor;

11 camas com colchões;

Além de novas estruturas para aumentar a capacidade de atendimento.

Por falta de vagas em leitos nos hospitais, o PA Alto Maracanã está atendendo casos de média e alta complexidade. Protocolarmente, num situação de normalidade, as UPAs atendem pacientes por até 24h e dependendo da gravidade é necessário a transferência para um hospital. Ocorre que hoje no município, as unidades de saúde estão atendendo casos leves de infecção por Coronavírus e o 24horas está recebendo pacientes em situação mais graves.

A enfermeira e coordenadora do PA Alto Maracanã, Sheila Rodriguesfalou sobre a evolução dos casos. “A demanda cresceu muito nos últimos dias e tudo acontece muito rápido. Do último sábado pra cá, o número pacientes infectados pela Covide-19 elevaram consideravelmente. Fazemos um apelo à população que tome todos os cuidados para evitar o risco de contaminação e não aumentar ainda mais a fila de espera por atendimento”.

O coordenador de Média e Alta Complexidade, Fábio Rasmusen Dias falou sobre o empenho de toda equipe para ampliar a capacidade de atendimento. “A Secretaria de Saúde continua trabalhando para dar mais suporte aos pacientes que procurarem atendimento, nas últimas horas chegaram mais equipamentos. Agora aumentamos nossa capacidade com mais 06 ventiladores pulmonares totalizando 14 aparelhos, além de mais 20 leitos. Nosso desafio é salvar vidas e buscar condições até que essa onda passe”.

Reconhecimento aos profissionais

Na tarde deste sábado, o prefeito Helder Lazarotto falou sobre o esforço para controlar o avanço da pandemia em Colombo. “Buscamos soluções para trazer mais equipamentos, insumos e ampliar a capacidade de atendimento, mas nesse momento peço a atenção da população para os trabalhadores da saúde. Agradeço a cada um que luta para dar atendimento digno e o melhor encaminhamento aos nossos cidadãos. Tenho certeza que a população reconhece e também agradece o esforço desses guerreiros e guerreiras da saúde”.

Reflexos da pandemia na economia

Por conta do avanço da pandemia, a Prefeitura publicou, nesta sexta-feira (05), o decreto 030/2021, que prorroga as datas de vencimento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano e da Taxa de Localização e Funcionamento – Alvará.

O vencimento do IPTU, que seria dia 15 de abril, foi prorrogado para 14 de maio, assim como a primeira parcela, para quem optar pelo pagamento em até seis vezes. A taxa de Alvará que venceria no dia 10 de março foi adiada para 12 de abril.