Assistência Social apresenta principais atendimentos e ações no município em Tribuna Livre na Câmara

Secretária Elis Lazarotto destacou informações sobre o projeto Colombo Cuida + e as ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Socialno primeiro quadrimestre do ano.

Na tarde de terça-feira (04), a Câmara Municipal de Colombo realizou a sessão plenária em modo virtual, em respeito às medidas de enfrentamento a Covid-19. Durante a sessão teve a votação do projeto Colombo Cuida +, de iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde e do Executivo Municipal.

Por unanimidade, o projeto foi aprovado pelos vereadores com 15 votos favoráveis em primeira votação. Na sequência da votação os parlamentares deram início a Tribuna Livre, com apresentação da secretária Municipal de Assistência Social.

Para a secretária, Elis Lazarotto, a aprovação do projeto dará legitimidade as ações já realizadas através de uma equipe multidisciplinar preparada para atender as famílias neste momento tão delicado do luto.

Ações da Secretaria de Assistência Social

Após a explicação do projeto Colombo Cuida +, a secretária destacou as principais ações da Assistência Social no município. “Através da Assistência Social a população tem acesso a programas sociais, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal. Nossa rede de atendimento é muito grande e não atua apenas no acesso de direitos dos cidadãos, mas também quando uma pessoa tem seu direito violado, como casos de abuso e violência, contra crianças, mulheres, idosos ou pessoa com deficiência”.

A secretária também destacou que 7 (sete) dos 47 (quarenta e sete) equipamentos já estão em novo endereço “As mudanças, reformas e ampliações nos equipamentos são de fundamental importância para garantir além da acessibilidade, um ambiente agradável para usuários e servidores”, frisou Elis Lazarotto.

A secretária explanou sobre as ações que a secretaria vem desenvolvendo quanto a segurança alimentar e os principais serviços oferecidos pelas CRAS (Centro de Referência de Referência de Assistência Social), sendo eles: bolsa família, passe livre, carteira do idoso, isenção da taxa de documentos, tarifa social da água e da luz, isenção da taxa de concurso público, ID jovem, telefone popular, programa do leite,  BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.

Relatou ainda que 25.000 colombenses receberam no mês de abril aproximadamente R$ 6.200.000,00 em auxílio emergencial e bolsa família, valor significativo que foi movimenta a economia local.