+DestaquesEm destaque hoje

Assistência Social lança serviço de atendimento no combate à Violência contra Mulher

O Disk Denúncia é inédito no Município e funcionará 24 horas todos os dias

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará neste mês de março, uma série de ações e projetos para dar suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade.

Entre os destaques, está a criação do número (41) 98827-4038, que funcionará 24 horas a partir desta segunda-feira (01). Além de ser um canal para registros de denúncias, a Central de Atendimento à Mulher, disponibiliza uma gama de serviços que amparam o público feminino vítimas de violência doméstica e familiar. Também realiza o acolhimento e o encaminhamento para a Casa da Mulher e CREAS.

A Central Disk (41) 98827-4038 é um serviço gratuito que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados e totalmente confidencial. Oferece um atendimento humanizado e qualificado.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, ferramentas como esta são fundamentais para que as mulheres possam ser atendidas com sensibilidade, acolhimento e segurança. “É muito importante que nossas mulheres saibam a estrutura que estão à disposição delas e que não estão sozinhas. É assim que devemos cuidar da nossa população. Vamos continuar trabalhando para garantir os direitos e a dignidade que merecem”, destacou.

Casa da Mulher

Devido ao decreto 6.983 do Governo do Estado, a inauguração da nova Casa da Mulher, que aconteceria no próximo dia 08, terá que ser adiada. A data será definida nos próximos dias pela Prefeitura Municipal.

A nova unidade contará com espaço amplo, ambiente confortável, seguro e acolhedor destinado às mulheres que sofrem algum tipo de violência e não tem para onde irem. No local, encontra apoio psicológico, assistencial, com o amparo necessário para a sua segurança e bem-estar.
“A Casa oferecerá todo apoio necessário. Os serviços especializados garantirão condições de enfrentamento da violência, o fortalecimento da mulher e sua autonomia”, frisou Elis.

Capacitação

A Coordenadoria de Políticas de Atenção a Mulher, vinculada a Secretaria de Assistência Social de Colombo, está promovendo o curso intitulado “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, para 20 lideranças comunitárias da Cidade.

Segundo a diretoria do Departamento de Assuntos Comunitários, Antônia Vandecia de Assis, o curso contará com 12 módulos. “O material didático foi desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha e pela Universidade Estadual do Ceará. Tem a perspectiva de demostrar a dimensão da violência doméstica e familiar contra a mulher, instruir sobre os direitos, conceitos e legislações e ainda, propor a ampliação do debate sobre os modelos de masculinidades no Brasil”, enfatizou.

Serviço

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Existem diversos canais de serviços e instituições na cidade que podem prestar o atendimento e o apoio necessário.

Delegacia Maracanã
Rua Casemiro de Abreu 241 – Alto Maracanã

Delegacia Sede
Rua José Cavassin, 55 – Centro