Boletim da Covid-19 do dia 28 de janeiro de 2021 marca 7.802 recuperados

O boletim atualizado de casos de Covid-19, de acordo com os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, com dados e informações do departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, de quinta-feira, 28, que a cidade de Colombo, contabilizava 309 óbitos por Covid-19, 8.294 casos confirmados de COVID-19, mas já são 7.802 recuperados, 165 casos monitorados e em isolamento domiciliar, com base em informações e dados coletados de março de 2020 até 28 de janeiro de 2021.

Informe Epidemiológico

O informe de N°019/2021 de 28 de janeiro de 2021, aponta que 288 pacientes infectados ainda são casos ativos e podem transmitir, 157 pacientes são casos suspeitos. O boletim foi reformulado e atualizado pela nova gestão da Secretaria Municipal de Saúde e os dados anteriores eram contabilizados com os casos positivos, negativos e pacientes que aguardavam resultado do exame.

Outro dado importante a ressaltar é que além de realizarem isolamento domiciliar os pacientes suspeitos e os casos ativos e positivos, recebem acompanhamento das equipes de saúde das unidades de referência.

O principal método preventivo é o distanciamento social. Por isso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde reforça para quem puder, FIQUE EM CASA, saindo de casa apenas em caso de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.

Quem precisar sair, deve manter higiene e limpeza das mãos, evitando contato físico, mantendo o distanciamento social e fazendo o uso de máscara o tempo todo.

Cuidados preventivos:
– Lave bem as mãos com água e sabão ou faça uso de álcool em gel;
– Cubra com o cotovelo o nariz e a boca ao espirrar e tossir;
– Use máscara;
– Mantenha os ambientes bem ventilados e higienizados;
– Evite aglomerações.

Principais sintomas:
• Tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, perda do olfato e paladar.

Dúvidas e Orientações COVID-19 em casos de sintomas:
Secretaria Municipal de Saúde – 0800-643 2250
Secretária de Saúde do Estado – 0800 644 4414

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc