Estudantes colaboraram na organização e ouviram professores especialistas em sustentabilidade
A 12ª edição do Café Filosociológico ocorreu na última quarta (23) no Colégio Estadual Abraham Lincoln, no Centro de Colombo. O encontro promove a divulgação científica envolvendo diferentes disciplinas do currículo escolar, tendo em sua programação uma exposição elaborada pelos alunos, salas temáticas com professores de ensino superior e palestras de profissionais ligados à temática sócio-ambiental. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o Prof. Luiz Aparecido Alves, que leciona no colégio e é um dos organizadores, o Café Filosociológico tem como principal objetivo trazer a ciência como eixo principal da educação básica na escola pública, trabalhando de forma interdisciplinar. Os alunos também prepararam uma mostra com cenários representando os biomas, a diversidade ambiental e social do país.
A Prof. Dalva Simone Strapasson Dias, doutora em Educação e especialista em educação ambiental da Prefeitura Municipal, foi uma das palestrantes convidadas entre os estudiosos que participaram da fase de conferências do evento. Os estudantes também utilizaram materiais elaborados pela Secretaria de Meio Ambiente como embasamento científico.
A colaboração da Prof. Dalva trouxe um enfoque especial para as questões que envolvem a preservação do Aquífero Karst, importante reserva natural de água que ocupa parte considerável do subsolo do município e exerce um importante papel no abastecimento da região.