Em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, Secretaria de Assistência Social promoveu uma caminhada de conscientização
Mobilizar e sensibilizar a população em relaçao a violência contra as mulheres, principalmente, aos assassinatos que representam feminicídio. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social promoveu no último sábado, 22, a caminhada contra o Feminicídio, em Colombo.
A passeata, que reuniu dezenas de pessoas, ao meio-dia, vestidas de branco, na região do Guaraituba, faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio – realizada no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, lembrado em 22 de julho.
Rede de Apoio à Mulher
Além da mobilização de conscientização, a Secretaria de Assistência Social conta com uma Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Colombo (REVIDOC), além do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM) e a Casa da Mulher Colombense para acolhimento quando necessário.
Os equipamentos públicos, como por exemplo a Casa e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contam com assistência psicológica, social e jurídica.
Segundo os dados dos Boletins de Ocorrência Unificados, entre 2019 e Abril de 2023, foram identificados 911 casos como registro de homicídio doloso contra mulher, em 221 municípios paranaenses.
“Vale lembrar, que a vítima também pode fazer o registro do boletim de ocorrência de forma on-line. E não deixe de denunciar, e fique atenta já ao primeiro sinal de violência e não esqueça que uma mulher que pede ajuda é sim uma mulher de muita coragem”, disse.
Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.
Para que a agressão não se torne um feminicídio é importante denunciar; Saiba quais são os canais disponíveis em Colombo
Em Colombo, as denúncias relacionadas à violência contra a mulher podem ser realizadas pelo Atendimento 24h à Mulher (41 98827-4038) ou no Disque 180 (Direitos Humanos). E ainda, as denúncias podem ser feitas na Delegacia de Colombo, especializada em Crimes Contra Mulher, Violência Sexual e Adolescentes, pelo telefone 41 3656-8604. Além de uma viatura exclusiva para atender casos Maria da Penha.