Projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Cultura de Colombo em parceria com o campus do IFPR da cidade
Na última edição da Mostra de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal Campus Colombo, realizada no dia 26/11, o projeto “Casa Encantada – Biblioteca Infantil Ecológica” destacou-se como um exemplo bem-sucedido de trabalho capaz de estimular nas crianças que vão ao local a imaginação, a valorização ao meio ambiente, além de incentivar a literatura infantil. O projeto conta com o serviço de servidores municipais lotados no local e é uma ação do Departamento de Cultura de Colombo, parte integrante da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.
Com uma proposta inovadora, as atividades da biblioteca utilizam-se da teoria científica do psicólogo e biólogo Jean Piaget ao proporcionar experiências cognitivas capazes de estimular o aprendizado infantil.
Por ter alcançado o Primeiro Lugar no MEPI 2023, o projeto segue para o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação dos Institutos Federais do Paraná (SEPIN), que será realizado entre os dias 11 e 14/12 na cidade de Pontal do Paraná. Eleito entre os dez melhores projetos de extensão do Instituto Federal – Campus Colombo apresentados no MEPI, o projeto irá participar e concorrer entre os 260 melhores dos Institutos Federais do Estado do Paraná.
A Casa Encantada é uma iniciativa interdisciplinar que une educação, sustentabilidade e arte em um espaço interativo. Em parceria entre a Prefeitura Municipal e Instituto Federal – Campus Colombo o projeto trouxe inovações pensadas para o público infantil.
Baseado em obras literárias de psicólogos renomados, o projeto encontra equilíbrio entre o aprendizado e as experiências práticas que proporcionam socialização ao brincar e destaque à inclusão social.
O espaço
Idealizada nas dependências do Campus Colombo do IFPR e com uma decoração baseada em contos de fadas, a Casa Encantada recebe crianças de 3 a 8 anos de idade. Neste local, as crianças têm um encontro com a Fada Azura, Guardiã da Floresta da Araucária, e são convidadas a conhecerem o Jardim dos Pequenos Duendes.