Uncategorized

Colombense tem participação destacada na rede de matriz africana

O protagonismo de um dos mais combativos defensores do regate histórico, das causas da negritude e da cultura de matriz africana, está garantindo ao colombense Adegmar José da Silva, destaque como representante nos principais fóruns e conselhos de representação da cultura afro.

Mais conhecido como Mestre Candiero, é ativista da causa negra há mais de 30 anos. É produtor cultural, professor e membro dos conselhos estadual e municipal de Promoção da Igualdade Racial e conselheiro nacional de políticas culturais.

O que teve início em nosso estado ganhou eco e hoje, o Mestre Candiero é uma das mais importantes vozes destas causas em todo o País e sua voz já ecoa em encontros internacionais. Ele foi escolhido para ser o representante nacional e internacional da Rede de Matriz Africana que está estabelecida em 22 estados no Brasil e em outros 15 países.

Dois encontros patrocinados pela UNESCO terão a participação e a liderança de Adgmar. No Amazonas onde acontecerá a o Encontro Nacional de Cultura Popular de Matriz Africana, neste evento o Colombense será o líder da delegação paranaense e terá a responsabilidade de escolher um grupo para representar a cultura do Estado. No Rio Grande do Sul, onde acontecerá o segundo encontro, ele também tem participação assegurada.

 

 

Pular para o conteúdo