Uncategorized

Colombo alerta para a importância da vacina BCG

Nesta quinta-feira (01) é comemorado o dia da vacina BCG e a Secretaria Municipal da Saúde alerta a importância do imunizante para a proteção contra a tuberculose.

Segundo a gestora do núcleo de vacinação no município, Ieda Jaqueline Muraro Beni, se por algum motivo, os bebês recém-nascidos não receberam o imunizante na maternidade, os pais podem procurar uma das 3 unidades de saúde distritais da cidade (Sede / Maracanã / Guaraituba) para agendar a aplicação da BCG. “É uma vacina segura, muito importante e caracterizada por deixar uma pequena cicatriz no local da aplicação”.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 15 casos ativos de Tuberculose. Os pacientes estão em tratamento, sendo acompanhados por profissionais da Secretaria da Saúde.

BCG

A vacina BCG foi criada em 1921 e protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, que atinge principalmente os pulmões e, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar a óbito.

De acordo com Ieda, a tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. “Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso. A vacina é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento”.
Prevenção

Para prevenir a tuberculose é necessário, além da vacinação, que os contatos de pessoas com a doença sejam avaliados a fim de identificar a infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, o que possibilita prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa.

A vacina protege contra as formas graves da doença, mas não evita o contágio e as manifestações pulmonares. “Por isso, as Unidades de Saúde de nosso município são de extrema importância e referências para a prevenção, acompanhamento e tratamento da doença nas suas diversas formas”, finalizou Ieda.

Pular para o conteúdo