Neste dia 5 de fevereiro, Colombo celebra com grande orgulho seus 135 anos de emancipação política, um marco significativo para a história e o desenvolvimento da cidade.
Estabelecendo-se como o oitavo maior município da Região Metropolitana de Curitiba e um dos mais importantes do estado do Paraná, Colombo tem se destacado pela sua evolução e crescimento, mantendo sempre viva a memória e as tradições de seus primeiros habitantes.
Fundado por imigrantes italianos que chegaram à região em 1878, vindos de Morretes, o município carrega consigo a rica herança da maior colônia italiana do Paraná. Foi esse povo trabalhador que trouxe consigo a tradição da produção de uvas e vinhos, características que ainda hoje marcam a identidade local.
Para celebrar essa história, todos os anos, a cidade realiza a Festa da Uva, um evento que valoriza as raízes italianas e resgata a importância desse legado cultural e econômico para a comunidade.
Em 2025, a Festa da Uva ganha um tom ainda mais especial, pois não só celebra a cultura dos imigrantes italianos, como também comemora o 58º evento tradicional que, ao longo das décadas, se consolidou como uma das festas mais aguardadas da região. A edição deste ano, além de celebrar os 135 anos de emancipação política, marca meio século de história da festa, que reúne milhares de visitantes para celebrar a cultura, as tradições e a gastronomia típicas da Itália.
O evento contará com shows musicais, danças típicas, além de uma gastronomia com sabores italianos. A festa também resgata o orgulho de uma população que mantém viva a memória de seus antepassados e reforça a importância da imigração italiana para o desenvolvimento de Colombo e da Região Metropolitana de Curitiba.