
Ação voltada à saúde mental e valorização da vida reúne atividades para usuários da rede de saúde, profissionais e população.
A Prefeitura de Colombo preparou uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
Confira as atividades realizadas pelas secretarias envolvidas:
Ações da Assistência Social
- Palestras e rodas de conversa em todos os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs), em parceria com a rede de proteção, com foco na saúde mental e na prevenção ao suicídio.
- Atividades com crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, abordando acolhimento, valorização da vida e fortalecimento de vínculos.
- Entrega de cartas com mensagens de apoio e esperança, produzidas pelos usuários dos SCFVs, nos terminais de transporte coletivo.
- Programação especial durante todo o mês, para diferentes públicos, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental e o bem-estar coletivo.
Ações da Saúde
As ações envolvem usuários da rede de saúde, profissionais, estudantes e a população, com foco na valorização da vida, acolhimento e cuidado com a saúde mental.
Na sexta-feira, 26 de setembro, às 14h30, na Unidade de Saúde do Fátima, será realizada mais uma edição do HIPERDIA Setembro Amarelo – “Cuidar de quem cuida”, voltado ao fortalecimento da rede de atenção e apoio.
Cuidado com os profissionais da saúde
Durante todo o mês, a Secretaria da Saúde promove ações internas de cuidado com os trabalhadores, incluindo encontros e rodas de conversa.
“Essas atividades evidenciam a importância de cuidar de quem dedica a vida a cuidar do próximo”, destacou a secretária municipal da Saúde, Marilda Zanoni.
CAPSi – Programação temática semanal
Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) participarão de atividades organizadas por eixos temáticos:
- Semana 1 – Espaço para Falar de Sentimentos
- Semana 2 – Reflexões sobre Vida e Cuidado
- Semana 3 – Rede de Apoio e Família
- Semana 4 – Valorizando a Vida e a União
As atividades incluem oficinas de emoções, murais interativos, dinâmicas sobre rede de apoio, música, poesia e produções com mensagens de esperança.
Setembro Amarelo nas escolas
Serão realizadas formações com professores de adolescentes, abordando saúde mental na adolescência, sinais de alerta e o papel da escola no fortalecimento da rede de cuidado. As formações incluem palestras interativas, dinâmicas e estudos de caso.
Programação cultural
O destaque será o teatro “Cidade de Jornais”, em parceria com a Cia Afeto, reunindo cerca de 80 adolescentes do CAPSi, unidades de acolhimento e grêmios estudantis. A apresentação busca sensibilizar os jovens sobre saúde mental de forma lúdica e reflexiva.
Cronograma de eventos
- 02/09 – Atendimento ao Doente Psiquiátrico – NEPE SAMU
- 08/09 – Capacitação sobre Saúde Mental – CAPS II
- 10/09 – Roda de Conversa com Professores e Alunos do IFPR – Polo Colombo
- 12/09 – Palestra Magna Setembro Amarelo – Escola de Gestão
- 16 a 18/09 – 5ª Jornada de Saúde Mental do Hospital Adauto Botelho
- 19/09 – Teatro “Cidade de Jornais” – CAPSi e Cia Afeto
- 22 a 25/09 – Saúde Mental e os Profissionais da Saúde – Escola de Gestão
- 24/09 – Roda de Conversa com Professores do IFPR – Polo Colombo
A Campanha Setembro Amarelo é um convite à reflexão e ao diálogo. A saúde mental deve ser tratada com atenção, e o acolhimento é o primeiro passo para a prevenção.

