Colombo recebe certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV no município

Selo e a premiação acontecerá em Brasília; autoridades municipais participarão da solenidade.

Acontece no dia 8 de dezembro, em Brasília, a solenidade de entrega do Selo e a premiação da certificação para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, em Colombo.

“Este reconhecimento é resultado de esforços conjuntos na promoção da saúde materno-infantil, reafirmando nosso compromisso com o bem-estar dos colombenses. Agradecemos a todos que contribuíram para esse importante marco”, comemora a Secretária de Saúde, Marilda Zanoni.

O mês de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS, lembrado em 1º de dezembro. “A data marca as ações de Combate ao HIV e também o recebimento da certificação para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV promovida aqui em nosso município”, destaca a secretária.

Sobre a transmissão vertical

A transmissão vertical ocorre quando a mãe não é diagnosticada ou tratada adequada e oportunamente, e transmite a infecção do HIV ou sífilis para criança durante a gestação, parto ou durante a amamentação.

Vale lembrar, que os testes de diagnóstico, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A eliminação destes agravos consiste em um marcador da qualidade da atenção à saúde ofertada.