Colombo recebe premiação no 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública

No último sábado (16), a Secretaria de Saúde de Colombo foi premiada no 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública realizado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva do Paraná (INESCO). O trabalho intitulado: “Modelo Virtual de Conferência de Saúde: um relato de experiência de Colombo-PR” venceu o 7º Prêmio Inova Saúde Paraná no eixo temático Participação Comunitária e Controle Social em Saúde / Direito em Saúde, Saúde Internacional e Bioética.

“O prêmio visa reconhecer projetos e experiências inovadoras na área da saúde pública e coletiva, além de estimular a produção de pesquisas científicas de caráter inovador desenvolvidas por professores, alunos, profissionais e servidores de serviços de saúde municipais, estaduais, do terceiro setor, do setor privado conveniado ao SUS e por líderes comunitários”, destacou a secretária de Saúde, Marilda Zanoni.

De acordo com a secretária, o relato de experiência vencedor abordou o desafio de se pensar uma Conferência Municipal de Saúde em meio à pandemia de COVID-19, moldada por restrições sanitárias e distanciamento social.  “É importante ressaltar que as conferências de saúde representam espaços decisivos para o exercício da democracia participativa e elaboração compartilhada de políticas de saúde, que incidem diretamente na vida da população”.

Conferência

Com o objetivo de garantir a manutenção de um espaço democrático e de participação social, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), organizaram um modelo à distância de Conferência de Saúde.

De acordo com o presidente do CMS, Diogo Vasconcelos, foi criada uma comissão de conselheiros responsável por elaborar perguntas a serem apresentadas em um questionário virtual. “O questionário foi composto por dezenove questões, divididas em dois blocos, disponibilizadas à população por meio da plataforma Google Forms. Aos munícipes sem acesso à internet, o preenchimento foi disponibilizado de forma presencial, com o auxílio de um profissional de saúde orientador em cada unidade de saúde”.

Segundo a coordenadora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Saúde, Ana Paula Kulig Godinho, “a manutenção, mesmo que virtual, de um espaço democrático de participação social foi fundamental para garantir a participação popular. Por meio das necessidades elencadas no questionário, as propostas foram debatidas, sistematizadas e incorporadas ao Plano Municipal de Saúde”, finalizou.