Saúde apresenta avanços no atendimento às gestantes e no combate à transmissão vertical de HIV, Sífilis, Hepatite B e Doença de Chagas
A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou hoje a agenda de visita do Ministério da Saúde, que esteve no município para avaliar os fluxos de trabalho previstos no Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis, Hepatite B e Doença de Chagas – versão preliminar.
O objetivo é verificar as ações de prevenção e controle dessas doenças, com foco na eliminação da transmissão vertical — quando a doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.
Durante a avaliação, foram visitados diversos serviços da rede municipal, como unidades de saúde, o Centro POP, a Maternidade do Hospital Maternidade Alto Maracanã (HMAM) e o Hospital Angelina Caron — referência para gestantes de alto risco no município.
“O destaque das avaliadoras foi para o trabalho integrado realizado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, garantindo direitos e fortalecendo os fluxos de atendimento da rede”, disse a secretária Marilda Zanoni.
Colombo está inscrita no programa do Ministério da Saúde e aguarda o resultado para possível certificação pelas ações e resultados obtidos na área.









