Uncategorized

Comparativo mostra disparada da Covid-19 após o carnaval e estabilidade após restrições

Governo do Paraná editou decretos restritivos para conter alta de novos casos pós-feriado na Região Metropolitana de Curitiba.

O grande fluxo de pessoas circulando, somado a propagação da nova variante da Covid-19 no período entre o carnaval e o início de março, provocou a alta dos casos em todo Paraná e no município de Colombo não foi diferente. Com o sistema de saúde beirando o colapso, o Estado articulou medidas restritivas para conter a nova onda de infectados.

O início da série de decretos, que restringiram diversas atividades, foi marcado pelo crescimento de casos confirmados e óbitos. Comparando os números é possível identificar que a medida se fez necessária para frear a pandemia e os reflexos já são notados.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, no gráfico abaixo, um ano após registraro primeiro infectado no dia 22 de março de 2020, Colombo contabilizou 13.371 casos.

Confira a evolução após o início dos decretos em março de 2021:

– Na 9ª semana do ano (01/03 a 07/03) e na 10ª(08/03 a 14/03), o número de casos confirmados chegou a 760 com 22 óbitos.

– Nas semanas 10 e 11 (15/03a 21/03), houve o colapso de casos registrados, sendo 1.685 novas contaminações com 29 óbitos.

– Já nas semanas 11 e 12 (22/03 a 28/03), onde Colombo passa pela terceira semana seguida sob o Decreto Estadual, as medidas restritivas resultam na queda para 622 casos registrados e 7 óbitos.

Os dados abaixo refletem uma queda 29,1% no número de vítimas fatais da semana 9 a 12 e no mesmo período uma redução de 63,1% de novos casos.

Contaminação por distrito

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Colombo são divididas em 3 distritos: Sede I, Maracanã II e Guaraituba III. Das 8 UBS do distrito I – que correspondem aos bairros Bacaetava, Capivari, Sede, Santa Tereza, César Augusto, Osasco, São Domingos e Moinho Velho, do dia 16 a 22/03 foram registrados (507 casos).

Quanto às UBS do distrito II – que atendem os bairros: Maracanã, Campo Pequeno, Fátima, São Gabriel, Atuba, Quitandinha, Liberdade e Mauá, totalizaram (1.155 casos) de Covid-19 entre os dias 16 a 22 de março.

Já nas UBS que integram o distrito III – os bairros correspondentes são: Guaraituba, São José, Jd Cristina, Jd das Graças, Jd Paraná, Belo Rincão e Monte Castelo, registraram (549 casos) confirmados de Coronavírus.

Resultado medidas restritivas

De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos, após os decretos municipais n°036/ 2021 e n°042/ 2021 publicados em 16 de março e 19 de março respectivamente que acompanham as medidas e decretos do Estado do Paraná, é registrado a redução de casos da Covid-19 na cidade. “Analisando diagnósticos e confirmações de exames da população, já é possível ver uma queda na propagação do vírus em Colombo e a constatação de que as medidas seguidas pelo Governo do Paraná começam a salvar vidas em Colombo”.