Consul Geral da Itália visita Colombo e prestigia entrega de livros sobre cultura italiana

Na manhã desta terça-feira 16/11 a cidade de Colombo o cônsul geral da Itália Salvatore Di Venezia que em visita oficial, conheceu o Museu Cristóforo Colombo, a Casa do Imigrante Italiano no Bosque da Uva e depois, durante a visita à Casa da Cultura, foi recebido pelo prefeito Helder Lazarotto que acompanhado do vice-prefeito Professor Alcione, acompanharam a entrega oficial de exemplares do livro “As curiosas palavras de Nona Dete”, um compilado da produção de seis autores que se dedicam ao resgate da cultura e tradição italiana em Colombo que passaram a retratar de forma lúdica, divertida que instiga crianças e adultos a conhecer através das palavras a cultura italiana.

Durante a apresentação, os autores se revezaram em pronunciamentos em que reafirmaram a intenção de tornar conhecida a cultura italiana, mas, ao mesmo tempo estimular que as pessoas valorizem as suas origens e façam através das palavras das tradições e conheçam as histórias dos seus antepassados, seja ela qual for.

Segundo a diretora de Cultura Marinei Vidolin, esta produção, que é um dos produtos da Lei Aldir Blanc em Colombo, será ferramenta de trabalho nas escolas Cristóvão Colombo, João José Gasparin, Irmã Maria Antonieta Farani, Antônio Costa, Padre Ângelo Alegrini e Imbuial da Roseira.

Já o prefeito Helder Lazarotto, destacou a importância da obra dos autores, lembrando que uma das virtudes deste livro é o estímulo ao conhecimento da história de uma etnia, mas que ao mesmo tempo, é uma ferramenta motivadora para que cada pessoa se descubra através da história e o respeito aos antepassados. “É o conhecer respeitando a história de cada povo, é a busca do apresentar algo novo sem diminuir sem retirar o que de fato existe. Só temos a agradecer ao empenho de cada autor. E que sirva para que outras etnias também possam valorizar também as suas tradições e culturas”.

Durante o evento, o cônsul Salvatore Di Venezia, demonstrou o interesse do Consulado em levar a outros municípios, a produção colombense. Ele também demonstrou a intenção de estabelecer novas parcerias com o município em outras áreas da cultura italiana.