+DestaquesCOVID-19Em destaque hoje

COVID-19: Diretores de Hospitais assinam carta aberta a população

Diretores técnicos e médicos de 29 hospitais de Curitiba e Região Metropolitana assinaram uma carta aberta apelando para que a população respeite às medidas restritivas para frear o avanço da pandemia.

Leia a carta na íntegra

Alertamos os nossos clientes/usuários que o momento da Pandemia Covid-19 é dramático, trata-se de um inimigo invisível e devastador, que não distingue escolaridade, raça, credo, ou poder aquisitivo. O total de casos ativos e de óbitos é o maior desde o início da pandemia. Com as novas cepas mais transmissíveis, temos maior número de pessoas doentes, como o vírus não circula sozinho ele precisa de contato entre as pessoas para disseminar a doença, por consequência, exigindo mais leitos e infraestrutura de atendimento.

Para atender a crescente demanda, leitos foram ampliados nos hospitais públicos e privados de Curitiba e Região Metropolitana, e todos estão já ocupados inclusive estamos com pacientes críticos em unidades de emergência aguardando vagas nas Unidades de Terapia Intensivas.

Neste momento, estamos extremamente limitados para novas ampliações, ou por falta de infraestrutura (espaço físico, equipamentos) ou ausência de equipes para operacionalizar outros espaços. Nossas equipes têm atuado de forma dedicada e competente para manter o atendimento aos que necessitam, mas a sobrecarga de trabalho e a duração desta pandemia tem abatido a energia de todos, no entanto, continuamos atuando por responsabilidade profissional, solidariedade e heroísmo.

Os diretores Técnicos dos hospitais, cientes da sua responsabilidade de garantir a segurança da assistência e zelar pela boa pratica médica de suas equipes vem a público demonstrar a sua preocupação quanto ao esgotamento absoluto dos recursos para manter o atendimento dentro dos padrões exigidos, mesmo em nossa cidade que tem um sistema de saúde muito bem organizado e reconhecido nacionalmente.

Estamos passando pelo momento mais crítico da Pandemia desde o seu início, enquanto aguardamos maior número de vacinas, entendemos que foi indispensável determinar o lockdown, atitude mais dura e impopular, no entanto, acertada para interromper o avanço descontrolado do contágio do Covid-19 e evitar o colapso do sistema de saúde da capital.

Tal atitude garante o distanciamento social obrigatório e a redução da transmissibilidade do vírus, caso contrário, não haverá leitos em quantidade suficiente para atender a população. Em respeito aos princípios da Bioética e da boa prática médica ressaltamos que o único propósito desta comunicação é o de alertar para a gravidade da situação e solicitar que nos ajudem na missão de preservar vidas.

16 de março de 2021

Diretorias Técnicas Médicas dos Hospitais:

Hospital Angelina Caron

Hospital Cardiológico Constantini

Hospital Cruz Vermelha

Hospital das Nações

Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica Oswaldo Cruz

Hospital de Olhos do Paraná

Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier

Hospital do Idoso Zilda Arns

Hospital do Rocio de Campo Largo

Hospital do Trabalhador

Hospital Erasto Gaertner

Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba

Hospital IPO – Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia

Hospital Marcelino Champagnat

Hospital Nossa Senhora das Graças

Hospital Pequeno Príncipe

Hospital Pilar

Hospital Santa Madalena Sofia

Foto: Daiana Nodari/PMC

Pular para o conteúdo