No último Sábado o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude realizou um encontro de doadores e amigos com objetivo de homenagear pessoas que se importam e se dedicam à manutenção da memória da cidade de Colombo. São na sua maioria representantes de famílias que decidiram dividir parte das suas histórias com o Museu, de forma que estejam protegidos para esta e as futuras gerações.
“Sabemos que neste ano, além de peças e objetos importantes pra nossa cultura local, tivemos nesse encontro, representantes da família Mottin que ajudou na revitalização Memorial do Imigrante Italiano – Casa Eugênio Mottin, que é um importante equipamento cultural da nossa cidade e leva os visitantes numa viagem no tempo quando conhecem de perto como viviam os colonos,” disse Fábio Machioski – Gestor do Museu.
Ainda segundo o Gestor, além da contribuição material, com a doação deste acervo familiar, a realização deste encontro busca valorizar todos e todas que colaboram com seus relatos, contando suas histórias e assim contribuem com a manutenção de nossa identidade cultural.
Foram Homenageados: Antonio José Bonato, Bernadete Julia Lovato D’Agostin, Clamilto Tiblier, Diair Lidia Milani, Diogo Vasconcelos, Helder Luiz Lazarotto, Ivete D’agostin, Josiane Mottin e Marcelo Campos, Laércio José Mottin, Maria do Rocio Bertolin, Maria Iraildes Benato Chemin, Maria Rosangela Perin Rosa, Maria Solange Bontorin Costa e Dalton Costa, Paulo Israel Machioski (In memoriam), Rafael Kazubek Junior, Silvane Mocelin, Vicente José Kachel e irmãos.