Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde realiza reunião para ações de combate à Dengue

Prefeito Helder Lazarotto: “Mesmo neste momento de enfrentamento a pandemia, sempre estivemos atentos e vigilantes no combate à dengue. Com inciativas como a de hoje, nossos profissionais estarão ainda mais preparados para atender a população”.

Na manhã desta quinta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância de Promoção à Saúde promoveu um encontro com os agentes de endemias do município, visando trazer mais informações sobre a situação da Dengue no município e as ações a serem realizadas a fim de reduzir os focos do mosquito na cidade.

O evento aconteceu no Instituto Federal do Paraná, sede em Colombo, contando com a presença do prefeito, Helder Lazarotto, a secretaria Municipal de Saúde, Marilda Zanoni, a secretaria Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos e sua equipe do Departamento de Vigilância.

Para o prefeito, a dengue assim como a Covid-19 é uma das doenças endêmicas que também é motivo de alerta para todos. “Mesmo neste momento de enfrentamento a pandemia, sempre estivemos atentos e vigilantes no combate à dengue. Com inciativas como a de hoje, nossos profissionais estarão ainda mais preparados para atender a população”.

Ele falou também a respeito do contato e o respeito ao distanciamento social da população e dos servidores. “Hoje tivemos um grande avanço de integração, respeitando as restrições sanitárias, há tempo não tínhamos momentos como este, de estar perto, mas vamos trabalhar o estar junto e fortalecer os trabalhos dia após dia, conforme as medidas e protocolos sanitários permitirem”.

Combate à dengue

O diretor Dr. Diogo destacou que o momento é muito importante para os trabalhos dos agentes no município. “Lançamos no dia de hoje um trabalho efetivo de combate à dengue, resgatando dados e com isso levar informação aos nossos munícipes”.

A secretária de Saúde relatou que a Dengue é um tema que também faz parte da Assistência Social, devido às questões de vulnerabilidade social de muitas famílias. “A precariedade e dificuldades enfrentadas por algumas famílias gera vários pontos de foco do mosquito, assim nossos trabalhos caminham em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, visando combater qualquer foco de contágio, além de ações importantes de conscientização e visitas aos locais”.

O diretor de Vigilância e Promoção à Saúde ressaltou que o encontro marca o início do retorno de encontros importantes para a história da saúde do município.

Após a abertura do evento, os servidores foram convidados a participar de uma palestra com o médico, Dr. Luzo Dantas Neto, sobre a situação da dengue na cidade e ações de combate à doença.

Estiveram presentes na reunião:

Prefeito – Helder Lazarotto;

Secretária Municipal de Saúde – Marilda Zanoni;

Secretária Municipal de Assistência Social – Elis Lazarotto;

Diretora Administrativa da Secretaria de Saúde – Sandra Barros;

Diretor de Vigilância e Promoção à Saúde – Dr. Diogo Vasconcelos;

Diretora Saúde Bucal – Dra Miriam Appel Martins;

Diretor Técnico da Secretaria de Saúde – José Sebastião;

Diretor da Atenção Básica do Município – Fábio Rasmusen;

Diretor do Campus IFPR/Colombo – Professor Ciro Bertoldi;

Coordenadora de Vigilância Ambiental – Lucielly Fernandes Rosa;

Coordenadora de Vigilância e Saúde do Trabalhador – Thainá Naoane de Lima;

Coordenadora de Vigilância Sanitária – Priscila Costa;

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica- Valquíria Clecy Plucheg.