Dia do Patrimônio Histórico e Cultural é comemorado com visitação dirigida

Conhecer para preservar, proteger e interagir melhor no local onde se vive, é a bandeira de todos aqueles que serram fileiras na defesa do patrimônio, história e da cultura que se manifestam através do que é material e imaterial na cultura dos povos.

Com este olhar, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Colombo, através da Biblioteca Municipal Rui Barbosa e do Museu Municipal Cristóforo Colombo marcou as comemorações deste dia com a realização de uma palestra para estudantes do Colégio Presidente Abraham Lincoln e duas visitas dirigidas, realizadas às 09 horas e às 14 horas, apresentando os monumentos que retratam a grandeza da nossa história.

Durante a palestra proferida às estudantes do magistério, a bibliotecária Ângela Mottin que é especializada em preservação do patrimônio cultural, destacou a riqueza que existe no município de patrimônio histórico cultural, material e imaterial e da necessidade de se fazer muito ainda para garantir a sua preservação. “Patrimônio Cultural é toda forma de expressão de um povo, é aquilo que a gente identifica e representa a memória de um povo. Estão representadas nas construções, nas praças com seus monumentos, na fotografia e na arquitetura. São os costumes, os saberes e os sabores de um lugar. É fundamental difundir quais são os nossos patrimônios, até porque, quando conhecemos, adotamos, e passamos a proteger.” Disse Ângela Motin.

Na visita guiada, que também contou com a participação da diretora de Cultura Marinei Vidolin e do historiador Fábio Machioski, que teve início na frente do Colégio Presidente Abraham Lincoln, seguiu pela XV de Novembro, começando por destacar os aspectos presentes nos traços arquitetônicos na construção do colégio, o “Marco Zero”, a “Casa da Cultura” e o calçamento em Petit Pave com as aplicações do fruto símbolo “Cachos de Uva”, a Igreja Matriz e outros monumentos.