Dia Nacional de Combate ao Racismo: Cultura inicia pesquisa para o combate ao racismo

Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Racismo, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer por meio do Departamento de Cultura iniciou a pesquisa institucional “Sua Opinião Importa – Pesquisa sobre racismo” no município.

A frente da Coordenação de Política de Promoção de Igualdade Racial de Colombo está Sara Regina da Silva, servidora há 29 anos em Colombo, formada em pedagogia, pós graduada na área da educação, participou de movimento ativistas no Movimento Negro Paranaense, na Pastoral Afro Colombense, já foi a  Brasília como representante de Colombo em discussões étnicas raciais e com vasta experiência profissional em várias escolas e equipamento do município.

A pedagoga falou sobre suas expectativas no projeto: “Tenho como expectativa atingir essa maioria, que muitas vezes é vista como minoria, quero ajudar na luta e no enfrentamento da desigualdade racial e social, para que possamos ter uma sociedade mais igualitária”.

A pesquisa inicialmente teve enfoque nos funcionários públicos de Colombo, com o objetivo de conhecer opiniões e situações problemas no âmbito institucional, para definir ações e estratégias de enfrentamento com foco e assertividade. Segundo a diretora do Departamento de Cultura Marinei Vidolin: “É preciso educar para ações anti-racistas. O Racismo precisa ser discutido, por isso começamos aplicando esta pesquisa dentro da Prefeitura, por termos um público super diversificado, são mais de 4 mil funcionários de diferentes bairros, profissões, escolaridades, religiões, etnias, entre outras características que devem tornar o resultado muito rico, o que deve nos ajudar a definir algumas das ações necessárias e urgentes relacionadas ao tema. Em outro momento a pesquisa será liberada para os demais do munícipes”