
Dia Nacional do Ostomizado: o cuidado especializado que transforma vidas
Em Colombo, o Programa de Bolsas de Ostomias é referência em cuidado humanizado e especializado em Colombo.
No dia 16 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Ostomizado, uma data voltada à conscientização, à valorização da vida e ao reconhecimento do trabalho dedicado aos cuidados com as pessoas que convivem com essa condição.
O que é ser uma pessoa ostomizada?
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, atende pessoas ostomizadas, ou seja, aquelas que passaram por um procedimento cirúrgico chamado ostomia, no qual é criada uma abertura (estoma) no abdômen para a eliminação de fezes ou urina.
A ostomia é um recurso salva-vidas, indicado em casos de doenças graves como câncer, Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa ou traumas.
Mais do que uma limitação, a ostomia representa uma nova chance de viver com qualidade, autonomia e bem-estar.

Weslley Neves Miranda
História de superação
Entre os pacientes atendidos pelo Programa de Bolsas de Ostomias de Colombo está Weslley Neves Miranda, jovem que convive com a colostomia desde a infância.
Diagnosticado com uma anomalia anorretal congênita, ele relembra os desafios do início do tratamento e a importância da decisão de permanecer com a bolsa.
“Quando criança era muito sofrido, eu sentia muitas dores. Então decidi que, entre fazer uma cirurgia de alto risco e ficar com a bolsa, o melhor seria ficar definitivamente com ela. Hoje posso dizer que foi a melhor decisão que tomei, pois estou bem graças à colostomia.”
Durante a infância, Weslley também enfrentou o desconforto e o preconceito.
“No começo, as bolsas se deslocavam porque eu brincava e suava muito. Às vezes era difícil lidar com isso na escola, mas aprendi a me cuidar melhor e a entender que a ostomia não me define. Ela me deu uma nova chance.”
Com o apoio da família e do Programa de Bolsas, promovido pela Secretaria de Saúde, ele encontrou acolhimento e autonomia.
“Tenho muito a agradecer à minha mãe e à equipe da Saúde de Colombo, que sempre me ajudaram. Hoje levo uma vida tranquila, consigo fazer exercícios e sigo sonhando alto, quero me formar em engenharia de software e ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo.”
Cuidado especializado em Colombo
Em Colombo, o Programa de Bolsas de Ostomias é referência em cuidado humanizado e especializado.
Atualmente, a equipe acompanha cerca de 150 pacientes com colostomia, ileostomia ou urostomia, oferecendo atendimento contínuo no Centro de Especialidades Odontológicas e Médicas (CEO/CEM) e também por meio de visitas domiciliares para quem tem dificuldade de locomoção.
A enfermeira estomaterapeuta Dayane Schier é responsável pela coordenação técnica do programa, junto da técnica de enfermagem Vanessa Moraes, que atua com dedicação e empatia.
“Nosso trabalho vai além do cuidado físico. Buscamos acolher, orientar e garantir dignidade e qualidade de vida a cada paciente”, destaca Dayane.
Cuidado integral e qualidade de vida
O programa oferece:
- Acompanhamento especializado, com avaliações e reavaliações constantes;
- Orientação para o autocuidado, promovendo independência e confiança;
- Atendimento humanizado, unindo conhecimento técnico e empatia;
- Foco na reabilitação e na dignidade de cada pessoa atendida.
A secretária da pasta, Marilda Zanoni, enfatiza que cada paciente é acolhido de acordo com suas trajetórias de superação, além de garantir cuidado integral, acolhimento e respeito.
“Nenhum paciente está sozinho. A equipe caminha junto, para oferecer suporte, escuta e acolhimento em todas as etapas”, reforça Marilda.

