+DestaquesEm destaque hoje

Diretoras das Escolas Municipais participam de capacitação sobre Gestão Escolar

Na manhã desta segunda-feira (1), a Secretaria de Educação recebeu as diretoras das escolas municipais para capacitação sobre gestão escolar. Recepcionadas pela equipe pedagógica da secretaria, o prefeito, Helder Lazarotto e o vice-prefeito e secretário, Professor Alcione, receberam as boas vindas para os trabalhos no ano de 2021.

Os temas abordados ao longo da manhã foram a respeito do ensino infantil, fundamental e especial. Também apresentaram informações de rotinas administrativas e de secretaria, como recursos humanos, financeiro, merenda e ferramentas e tecnologia educacional.

A educação passou por um prejuízo em larga escala no ano de 2020, destacou o prefeito, Helder Lazarotto. “Está sendo um momento delicado para o mundo, mas temos que olhar para o futuro com esperança com a chegada da vacina. Sermos gratos pelas profissionais que estão chegando para gerenciar nossas escolas, que por suas qualificações irão desempenhar um excelente trabalho, com criatividade e comprometimento”.

O vice-prefeito e secretário, Professor Alcione destacou que o ano de 2020 foi atípico para todos os profissionais da educação e os alunos. “Hoje viemos trazer palavras de coragem e fé a vocês. A presença das diretoras nos encoraja sobre o futuro de nossa cidade, no desenvolvimento e na transformação das pessoas através do ensino e o que estiver ao nosso alcance, vamos investir na educação para ela avançar cada dia mais”.

Antes do início, as diretoras ouviram recomendações sobre os protocolos sanitários a serem realizados na chegada, entrada e saída dos professores e alunos ao longo do ano letivo, sobre os cuidados preventivos de combate a Covid-19, pela secretária Municipal de Saúde, Dra. Rosalba Shülli dos Anjos e o diretor de Vigilância e Promoção em Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos.

Segundo a secretária, a primeira recomendação indispensável no retorno às aulas é a conscientização e ação dos profissionais orientando os alunos a lavarem as mãos assim que chegarem na escola. “Estudos e dados epidemiológicos apontam que as crianças têm menor índice de contaminação, ou são assintomáticas, mas cuidar para não disseminar o vírus através delas é fundamental, por isso a orientação de lavarem as mãos assim que chegam na escola”.

Para o Dr. Diogo Vasconcelos, o departamento epidemiológico do município será essencial nos trabalhos dos profissionais de educação deste ano de 2021, com orientações e recomendações de acordo com os dados epidemiológicos da população. “Cada passo da educação em Colombo será norteada pela Secretaria de Saúde, direcionando os trabalhos para que menos riscos tenham os profissionais e os estudantes”.

Fotos: Daiana Nodari