Educação investe em tecnologia nas escolas

Alunos da rede municipal de ensino de Colombo participam de atividades pedagógicas digitais

O Uso das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica está inovando o aprendizado dos alunos da rede pública de ensino de Colombo. Nas salas de aula, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Departamento de Tecnologia Educacional incentiva e prepara os 26 mil estudantes a desenvolverem atividades pedagógicas digitais.

“É nossa missão criar estratégias e buscar soluções para a utilização assertiva de Recursos Educacionais Digitais para transformar as aulas em momentos únicos de aprendizagem, descoberta e reconstrução do conhecimento em um ambiente envolvente usando a tecnologia como aliada para práticas pedagógicas significativas, dinâmicas, multidisciplinares e transformadoras”, explica o secretário da pasta e vice-prefeito, Professor Alcione.

.A Tecnologia Educacional está entre os principais focos de ação intensa no município. Os estudantes, nas aulas de Inovação Tecnológica, são levados a compreender que os computadores funcionam por meio de algoritmos. “Além de compreender melhor conceitos como lógica, sequência e organização”, ressalta o coordenador do Departamento de Tecnologia Educacional, Fabiano de Almeida.

Vale lembrar, que todas as unidades de ensino contam com a assessoria permanente e suporte para uso assertivo das tecnologias educacionais em sua prática pedagógica. Escolas com o Laboratório de Informática Educativa, Portal Educacional e Lousa Interativa. Cmeis com Mesinhas Interativas e Portal Educacional.

“Essas ações, quando bem planejadas e executadas, apresentam resultados. Nosso Programa de Inovação desenvolvido e acompanhado pelo Departamento de Tecnologia Educacional já começa a apresentar resultados robustos na transformação dessas práticas e se prepara para novos desafios nos avanços necessários a uma educação mais conectada com a realidade tecnológica na qual vivemos” comemora o coordenador.

Na Escola Municipal Arlindo Andretta, por exemplo, a professora Iracema Dimaria Batista, disponibiliza aos educandos várias possibilidades de aprendizagem através do Portal da Arka Digital – uma plataforma que disponibiliza aos professores e educandos inúmeras atividades pedagógicas digitais.

Um dos destaques desse trabalho, junto às crianças dos 5º’s anos, são as atividades pedagógicas relacionadas ao recurso Código Espacial. Os estudantes, nas aulas de Inovação Tecnológica, são levados a compreender que os computadores funcionam por meio de algoritmos, além de compreender melhor conceitos como lógica, sequência e organização.

Sobre Departamento de Tecnologias Educacionais

O Departamento de Tecnologias Educacionais foi implantado em 2021, tal implantação permitiu grandes avanços e melhorias indispensáveis para manter a efetividade das ações dos programas, como a implementação do Portal da Educação e mudança de escopo de atuação do Professor de Inovação. Ações pontuais no município nesse sentido existem desde 2002, com a implantação dos Laboratórios de Informática e a criação da função de professor facilitador, 2011 com implantação das lousas interativas e formação dos professores para atuar junto à ferramenta.

As atividades seguem quatro pilares principais: – Infraestrutura: Gerindo o suporte, através da parceria, nos equipamentos presentes nos laboratórios de Informática, Lousa Interativa e Rede de dados básica; – Recursos: Buscando novas ferramentas, planejando e adaptando junto às parcerias, soluções pedagógicas digitais que dialogam com a proposta pedagógica municipal e com todos os documentos e correntes pedagógicas mais atuais; – Formação e assessoria: Ofertando embasamento teórico metodológico permanente, a todos os professores da rede, agendados em calendários ou sob demanda para necessidades específicas; e a – Visão: Na mediação direta junto às equipes gestoras e professores das unidades na gradual transformação de visão das práticas pedagógicas, transformando-as em práticas mais consonantes com as novas realidades tecnológicas presentes em nossa sociedade.

Sobre as aulas

O Programa de Informática Educacional ocorre com aulas semanais, são atividades realizadas nos laboratórios. “ E que vão ao encontro dos conteúdos estudados pelos alunos, reforçando e ofertando novas oportunidades de aprendizagem. As ações junto às lousas interativas ocorrem conforme o planejamento do professor, em um software que promove a interação junto aos alunos, para que eles participem ativamente do seu processo de aprendizagem. O acesso aos conteúdos disponíveis no Portal Educacional ficam liberados, todos os dias, para uso em sala de aula e nas residências dos estudantes, as atividades podem ser exploradas livremente por eles, permitindo ampliar sua aprendizagem de forma autônoma e também guiadas pelos professores através de roteiros de estudo”, explica o secretário da pasta.

Para o coordenador do Departamento de Tecnologias Educacionais, toda a ação transformadora de visão e prática dentro de processos educativos leva um certo tempo de implantação, adaptação, desenvolvimento e estabilização.

“Por tanto, ao optarmos por implantar novos projetos ou programas, é indispensável levar em conta a complexidade desses processos. Além disso é necessário ter a clareza que para atingir os resultados desejados o compromisso e esforço deve ser permanente e incessante, e muitas vezes demanda: planejamento e investimentos contínuos, nos melhores equipamentos, formação, suporte, assessoria e acompanhamento”, enfatiza.