Escola de Gestão Pública

Empoderar para proteger: o papel da equipe escolar na defesa da infância

Na noite de quarta-feira (18/06) acadêmicos do curso de Pedagogia participaram de uma formação significativa sobre o empoderamento da equipe escolar na proteção da infância.

A palestra foi promovida pela Escola de Gestão Pública, em parceria com o Conselho Tutelar e a Faculdade Educacional FAEC.

Conduzida por Julio Baglioli, conselheiro tutelar do município, a atividade abordou a responsabilidade dos profissionais da educação diante de situações de violência contra crianças e adolescentes. O foco esteve no fortalecimento da atuação docente: como identificar sinais, acolher de forma adequada e agir com responsabilidade. Também foram apresentados os procedimentos corretos para acionar o Conselho Tutelar, respeitando os direitos das vítimas e agindo de forma ética e comprometida.

A formação evidenciou a importância da parceria entre a escola e a rede de proteção, reforçando uma verdade essencial: proteger a infância exige preparo técnico, sensibilidade humana e cooperação entre os atores envolvidos.

A escola é, além de espaço de aprendizagem, um lugar de escuta, cuidado e segurança. Diante de indícios de abuso ou negligência, o silêncio não pode ser uma resposta.

“Que o momento de aprendizado desta noite possa ter inspirado cada acadêmico a assumir seu papel com firmeza e sensibilidade, sabendo que uma atitude certa no momento certo pode mudar uma vida. Acredito que todo conhecimento e ferramentas de cuidado compartilhados pelo Conselheiro Julio aos acadêmicos, irão ajudar não somente em casos que possam ocorrer no âmbito profissional mas também fora dele”, relatou Daniel Ambrosio Coordenador Administrativo da Escola de Gestão Pública.

Veja também:
XYZQQ2
Escola de Gestão Pública

Escola de Gestão Pública promove treinamento que fortalece a gestão e a fiscalização de contratos administrativos em Colombo

Teve início nesta segunda-feira (09/06) a segunda etapa do treinamento “Gestão e Fiscalização…
+
XYZQQ2
Escola de Gestão Pública

Fórum Metropolitano de Políticas Públicas Sobre Drogas reúne profissionais e amplia debate sobre prevenção

Colombo recebeu, nesta quarta-feira (03/07), o Fórum Metropolitano de Políticas Públicas Sobre…
+
XYZQQ2
Escola de Gestão Pública

Escola de Gestão Pública participa da abertura oficial do Junho Paraná Sem Drogas 2026

Nesta terça-feira (02/03) a Escola de Gestão Pública marcou presença na abertura oficial das…
+
Pular para o conteúdo