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Equipamentos da Secretaria de Assistência Social ganham novos espaços e melhorias

Acessibilidade e redução de gastos públicos foram os motivos para as mudanças de equipamentos de atendimento às famílias colombenses

Nestes primeiros meses de gestão, a Secretaria Municipal de Assistência Social se organizou para oferecer melhores serviços e reduzir os gastos gerados principalmente com a locação de espaços de atendimento ao público.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto “A acessibilidade e infraestrutura adequada para os usuários e servidores é uma das preocupações desta gestão, por conta disso durante o mês de janeiro visitamos os 47 equipamentos do social e priorizamos buscar sedes próprias e no caso de locações, imóveis mais adequados. E através de uma força tarefa de toda a equipe, já fizemos a mudança de 6 equipamentos e entregamos 3 imóveis locados”.

De acordo com a coordenadora dos Serviços de Convivência, Catarina Vieira, a mudança dos Equipamentos teve como um dos principais objetivos ampliar a acessibilidade da população aos espaços onde se encontram os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo no município. “Muitos tinham espaços que não possuíam rampa para acesso de cadeirantes e nem infraestrutura adaptada, sendo necessária a mudança e reforma dos ambientes, para assim garantir um melhor atendimento a todas as pessoas”.

Equipamentos

Os equipamentos denominados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV gerenciados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, auxiliam no acolhimento, atendimento das famílias do município, além de desenvolvimento de atividades com crianças, jovens e idosos nos bairros.

O acesso aos SCFV é realizado após cadastramento junto aos CRAS – Centros de Referência e Assistência Social, localizados nos bairros: Centro, Rio Verde, Guaraituba, Maracanã, Graciosa e Roça Grande.

Através dos equipamentos, a população tem assistência social em situações de vulnerabilidade. Os SCFV são projetos importantes para a cidade, porque dão acesso a garantia de direitos para as pessoas que neles são atendidas, principalmente o idoso, com oportunidades e ações para o enfrentamento das condições de vida e da promoção do fortalecimento de laços.

Mudanças nos SCFV

Aproveitando que as atividades presenciais estão suspensas devido a pandemia do COVID-19, estão sendo realizadas adequações nos espaços de atendimento ao público, para que no retorno dos trabalhos os usuários possam ter melhor acessibilidade aos espaços dos equipamentos.

Com ampliações, melhorias, reformas e mudanças de locais, os SCFV vão trazer novas atividades ao público, quando liberado os atendimentos presenciais.

O SCFV localizado no Centro do município, atende em média 50 crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos, sendo um dos espaços que ganhou novas instalações, passará por algumas reformas e assim que permitido poderá atender a população, destacou a gestora Elizandra Gomes. “Ainda estamos adaptando e organizando a mudança, mas este novo espaço possui um estrutura mais ampla, quadra de esportes, canteiros para hortas”.

Ela ainda destaca que o novo espaço além de próprio, apresenta melhores condições estruturais e qualidade na prestação de serviços para as crianças e adolescentes.


Revitalização do SCFV ganha canteiros com hortas para atender em breve as famílias das crianças e adolescentes atendidos


Quando eram realizados os atendimentos presenciais, às crianças e adolescentes eram organizados em quatro turmas, sendo duas no período da manhã e duas no período da tarde, permanecendo quatro horas diárias no SCFV, sob a supervisão dos educadores que aplicavam atividades lúdicas relacionadas a valores, oficinas, gincanas, e devido à proximidade dos locais realizavam com frequência visitas a espaços públicos como a biblioteca, Casa da Cultura, Parque Municipal da Uva, Quadra de Esportes. No equipamento, as crianças e adolescentes também recebiam alimentação.

Com o início da pandemia, os atendimentos passaram a ocorrer de maneira não presencial, mas as famílias são atendidas sempre que solicitado contato através de ligações e mensagens via whatsapp e se necessário podem procurar atendimento presencial. Sendo os atendimentos presenciais agendados para entregas de Hortifruti, ovos, pães e kit de atividades que promovem a comunicação e interação em família, a fim de contribuir para a aproximação e o fortalecimento de vínculos entre a família e o serviço de convivência.


Atividades SCFV Sede antes da pandemia


Ao todo foram realizadas a mudança de 7 equipamentos, sendo eles: Provopar, Almoxarifado da Secretaria de Assistência Social, SCFV Girassol, SCFV Vó Eliza, SCFV Sede, Casa da Mulher e Centro Pop 2.

Atividades na Pandemia

Devido a pandemia, as atividades tiveram algumas alterações em sua programação, bem como a suspensão de ações presenciais nos SCFV.

Para não deixar as pessoas desassistidas neste período, as gestoras dos SCFV se organizaram e planejaram ações remotas com as pessoas. Realizaram atendimento telefônico para manter o vínculo com os beneficiários e também manter atualizado as informações importantes a serem encaminhadas, como agendamento para entrega de atividades. Além de desenvolver estratégias que pudessem atender, através de uma ficha de perfil de cada beneficiário, por meio de contato telefônico.

Segundo a coordenadora do SCFV Girassol, Ledi de Oliveira, o contato telefônico é rotineiro e o atendimento presencial tem sido agendado para entrega de atividades e outras ações. “Eles estão recebendo atendimento médico e nutricional, para que se mantenham acolhidos neste momento. Os SCFV estão recebendo doação de ovos e recebem a cada 15 dias atividades, com conteúdo para fortalecimento de vínculo e laços familiares nos lares.”


Ledi de Oliveira, gestora do SCFV Girassol entrega ovos e atividades impressas aos idosos


Assim como Ledi, a coordenadora do SCFV Vó Eliza, Lucineia Padovan, ressaltou que muitas atividades eram desenvolvidas antes da pandemia com os idosos. “Como pintura, dança, ginástica, jogos, artesanato e costura. Aqui eles estimulavam emoções, tinham atividades de entretenimento e trocavam experiências. Mesmo sem atividades presenciais, não perdemos o contato com os idosos e suas famílias, mantendo um relacionamento ativo com as famílias”.

Lucineia, relatou que nenhum beneficiário ficou desassistido e foram contatados via telefone, além de receberem atendimento médico, por consulta via teleatendimento e também acompanhamento profissional de nutricionista. Cerca de 35 famílias recebem atendimentos do SCFV Vó Eliza.


SCFV Vó Eliza atende mais de 30 famílias na região que está localizado


A coordenadora dos SCFV Catarina Vieira, os projetos e espaços do Intergeracional estão recebendo pães doados pelo Projeto Irmão Caçula. “As gestoras também estão realizando entrega de atividades neste período, mediante agendamento por contato telefônico. Também está sendo realizada a atualização cadastral dos beneficiários, a inclusão de novos e retirada de outros que tenham se mudado ou não façam mais parte dos SCFV.”

 

Fotos: Daiana Nodari e colaboração gestores dos SCFV

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