O Projeto Horta Convencional e Horta Hidropônica, implantado na unidade, tem envolvido cerca de 162 estudantes da Escola Municipal Ângelo Falavinha Dalprá
Desde o terceiro bimestre deste ano, os alunos e professores da Escola Municipal Ângelo Falavinha Dalprá, em Colombo, vêm colhendo não só alimentos, mas também lições valiosas sobre sustentabilidade e preservação ambiental.
O Projeto Horta Convencional e Horta Hidropônica, implantado na unidade, tem envolvido cerca de 162 estudantes das turmas do Infantil 5 ao 5º ano B, no período da tarde, unindo prática pedagógica e conscientização ambiental.
“O objetivo é engajar os alunos e suas famílias em ações sustentáveis. O projeto trouxe experiências práticas que vão além da sala de aula. Desde o preparo da terra até a colheita, as crianças aprenderam sobre o cultivo sustentável, os benefícios de uma alimentação saudável e o uso consciente dos recursos naturais”, explica a Secretária de Educação, Luciane Dala Valle.
Inovação na prática agrícola
Um dos destaques do projeto foi a implantação da horta hidropônica, um sistema de cultivo que dispensa o uso de solo e utiliza a água de forma mais eficiente. “Os alunos ficaram encantados ao ver como as plantas podem crescer apenas com água e nutrientes. Eles entenderam na prática o quanto a água é preciosa e como usá-la de maneira responsável pode fazer diferença”, explicou o professor Ramires Carvalhais Pereira, responsável pela iniciativa.
Educação que vai além da escola
Ao final do ciclo, os estudantes levaram para casa os alimentos que produziram, compartilhando com suas famílias o resultado de seu esforço e aprendizado. Esse gesto não apenas incentivou hábitos mais saudáveis, mas também aproximou os lares colombenses das questões ambientais. “Foi incrível ver meus filhos explicando sobre as plantas e a importância de cuidar da água. Eles estão mais conscientes”, destacou uma das mães participantes.
Impacto transformador
Além do cultivo, o projeto ajudou a desenvolver nos alunos uma visão crítica sobre os desafios ambientais e o papel que cada indivíduo pode desempenhar para um futuro mais sustentável. “Aprender cuidando das plantas me fez ver que pequenas atitudes podem ajudar o planeta”, comentou Ana Júlia, aluna do 5º ano.