Iluminação Pública: As ruas de Colombo contam com a implantação do novo sistema de iluminação LED

Prefeitura realiza a substituição de lâmpadas tradicionais por luminárias de LED

A implantação do novo sistema de iluminação LED é colocada em prática em diferentes bairros do município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação, e visa melhorar a iluminação pública e contribuir para a redução da criminalidade.

O secretário de Obras e Viação, Ítalo Perini, ressalta que os serviços acontecem em etapas, e estão sendo ampliados para contemplar todos os bairros. “As luminárias LED têm maior rendimento, ou seja, usamos uma luminária de potência menor para iluminar com maior eficiência. Isso significa ruas mais claras trazendo segurança aos pedestres e veículos com gasto menor de energia chegando a economizar 70%. As luminárias LED também têm vida útil muito maior, o que significa menor troca de luminárias na manutenção”.

Entre os bairros mais iluminados estão o Jardim das Graças, a região do Guaraituba e o Jardim Aurora. Isso deve-se aos trabalhos de substituição das lâmpadas tradicionais (de vapor sódio) nos pontos de iluminação. Os postes das vias públicas recebem novas luminárias de LED. É o início da troca de luminárias que se estenderá para diversas regiões de Colombo.
Mais bairros também foram contemplados, entre eles: o Alto Maracanã, Atuba, Guarani, Sede, Monte Castelo. Além dos bairros Vila Zumbi, Jardim Carvalho, Jardim das Flores e o Centro Industrial Mauá. A expectativa é de que mais regiões recebam a modernização da iluminação.
Atualmente, o cronograma segue avançando na região do Guaraituba. “As vias que recebem pavimentação asfáltica também vão ganhar iluminação LED, simultaneamente”, afirma o secretário.