
A ação garantiu que milhares de colombenses tivessem acesso à informação, prevenção e cuidado integral
Em Colombo, o Outubro Rosa não foi apenas uma campanha, foi um grande movimento de cuidado, acolhimento e amor pela saúde da mulher.
Ao longo do mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 53.435 atendimentos entre consultas, exames, procedimentos e ações educativas.
A ação garantiu que milhares de colombenses tivessem acesso à informação, prevenção e cuidado integral. “Nós não entregamos apenas números, entregamos cuidado. Toda mulher que entrou em nossas unidades sentiu a presença de uma equipe que trabalha com coração, preparada para acolher, ouvir e orientar. Esse resultado é fruto do envolvimento, dedicação e amor dos nossos profissionais”, destacou a secretária de Saúde, Marilda Zanoni.
Foram dias intensos, de equipes engajadas, acolhedoras e preparadas para receber cada mulher com carinho, atenção e respeito.
De consultas médicas a atendimentos odontológicos, de orientações de autocuidado a testes rápidos, avaliação de glicemia e sinais vitais. “Tudo foi pensado para que nenhuma mulher caminhasse sozinha quando o assunto é saúde”, destaca Marilda.
Colombo disponibilizou
atendimentos em Unidades de Saúde, UPAs, CAPS, além de ações itinerantes e momentos especiais de escuta e acolhimento feminino.
Durante os atendimentos, houve solicitação de mamografias, realização de exames preventivos como o Papanicolau, rodas de conversa, palestras e atividades voltadas ao bem-estar e à autoestima.
Comparado ao ano anterior, quando aproximadamente 45 mil mulheres foram atendidas, o crescimento representa o aumento da política pública de saúde da mulher em Colombo. E, hoje, reconhecida como referência na região.
O cuidado continua todos os dias
Mesmo com o encerramento oficial da campanha, o compromisso da Prefeitura segue e o atendimento às mulheres continua o ano todo. Todas as unidades municipais estão preparadas para oferecer exames, consultas e acompanhamento contínuo, para garantir que a prevenção seja permanente, e não apenas sazonal.
“Nosso Outubro Rosa termina no calendário, mas na prática ele continua todos os dias. Investimos na saúde da mulher porque acreditamos que cuidar delas é cuidar da família, da população e do futuro de todos”, completou a secretária.

