O escritor colombense, precursor da literatura afro-paranaense, retrata em sua obra a luta, a resistência e a valorização das tradições e culturas de matrizes africanas
O Prêmio Fundação Palmares de Artes IV – Literatura Conceição Evaristo, uma das mais importantes honrarias concedidas a escritores brasileiros, foi entregue ao colombense Mestre Kandiero. O autor foi premiado pela obra Rei Zumbi das Araucárias na Voz de Nossas Senhoras, que aborda a luta, a resistência e a valorização da cultura negra.
O livro, que será publicado ainda este ano, tem como ponto de partida a figura do Rei Zumbi dos Palmares e revisita as vozes ancestrais e a resistência do povo negro no Paraná. O escritor destaca: “Este prêmio é um reconhecimento de muitos anos de trabalho como ativista e historiador do movimento negro. Com esse prêmio, Colombo passa a compor o cenário da literatura brasileira”.
Kandiero é considerado por renomados nomes da literatura paranaense uma das maiores vozes da cultura e da literatura afro-paranaense. Ele também está à frente da Editora Humaitá, sediada em Colombo e a única no Paraná com protagonismo exclusivo para intelectuais negros. A editora conta com 19 títulos publicados, sendo três premiados e dois que fazem parte da leitura obrigatória das Escolas Estaduais do Paraná.
Suas publicações celebram a cultura, a história e a literatura brasileiras, além de serem símbolos de coragem, autenticidade e da contínua resistência das gerações negras. O mestre também reforça: “A população negra, etnias fundantes deste território que se tornou o estado do Paraná, não se sentia representada… então, começamos o movimento de escrevivências e de oralidades, assim passamos a contar a nossa história”.