
A orientação é que as mulheres procuremhh a Unidade de Saúde mais próxima para obter informações, verificar a disponibilidade e iniciar o processo de avaliação.
A saúde pública de Colombo avança no cuidado com a saúde da mulher ao disponibilizar gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel (Implanon). Antes restrito à rede privada, o método passa a integrar os serviços da rede municipal, ampliando o acesso ao planejamento familiar.
Segundo a secretária de Saúde, Marilda Zanoni, a oferta do método na rede municipal representa um importante avanço nas políticas públicas voltadas à saúde da mulher. “Essa iniciativa amplia o acesso, fortalece a autonomia e contribui para um cuidado mais integral às mulheres em idade reprodutiva”, destacou.
O Implanon é um método anticoncepcional de longa duração, com eficácia de até três anos, e permite o retorno rápido da fertilidade após a retirada, e oferece mais tranquilidade e qualidade de vida às usuárias.
A orientação é que as mulheres procurem a Unidade de Saúde mais próxima para obter informações, verificar a disponibilidade e iniciar o processo de avaliação.
O que é o Implanon:
O Implanon é um pequeno bastão de silicone inserido na parte interna do braço, que libera hormônio de forma contínua, sendo um dos métodos contraceptivos mais eficazes disponíveis atualmente.

