Novo edital da Lei Aldir Blanc disponibiliza mais de R$ 1 milhão para agentes culturais de Colombo

A classe artística assim como muitos outros trabalhadores foi fortemente impactada pela pandemia e a Lei Aldir Blanc vem proporcionar um socorro financeiro a muitos destes artistas. A classe deve ficar atenta e participar dos editais de fomento. A princípio serão 100 prêmios de R$ 10 mil e os valores poderão variar conforme inscrições que estarão abertas de 29/10 a 12/11/21 e disponibilizadas através do site oficial da Prefeitura de Colombo.

A diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolin, orienta que quem produz arte e/ou trabalha com cultura, deve acessar o edital e ficar atento às orientações pincipalmente quanto aos prazos. “Trata-se do repasse de verba mais democrático que já tivemos. Em 2020 foram atendidos 65 agentes culturais e foi gerado para o município diversos produtos que estão disponíveis no canal do Departamento de Cultura no YouTube, ou serão oferecidos à população durante o Festival Aldir Blanc conforme agenda a ser divulgada pela Prefeitura através da Cultura”, explicou.

Entre as contrapartidas oferecidas pelos beneficiados em 2020, estão: 22 Oficinas que passam pelo teatro, música, dança, grafite, literatura, artesanato, literatura e cinema. 14 Produtos áudio visuais como documentários, roda de conversas, vídeos sobre cultura Afro, cultura italiana, blues e country, contações de histórias, vídeo-aulas sobre construção de instrumentos, entre outros. Também estão previstas ações para arrecadação de brinquedos, livros e alimentos durante ações culturais e diversos Shows com bandas de vários estilos diferentes.

Exigências do edital
Entre as exigências para se inscrever no edital de 2021 estão: morar em Colombo, ser maior de idade, comprovar atividade artística há mais de dois anos e propor uma contrapartida que possa estimular a experiência da população em atividades culturais, formar plateia, capacitar ou formar artistas. Estimular a economia criativa, o pensamento crítico, propiciar saúde mental, momentos de alegria, lazer e integração social. Criar senso de orgulho e pertencimento, melhorar a autoestima e o reconhecimento social. Transformar ambientes, criar memórias afetivas, proteger a história, memórias, compartilhar fazeres e saberes, entre tantas outras possibilidades.

Confira o edital no link: https://prefeitura.colombo.pr.gov.br/licitacoes/