Uncategorized

Políticas ambientais de Colombo é tema de tese de doutorado

Educação Ambiental adotada no município foi escolhida para a defesa da tese sobre sustentabilidade no contexto urbano

No dia 10 de março, a aluna do curso de doutorado em educação Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Rio dos Sino de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Sandra Lilian Silveira Grohe defendeu sua tese denominada “Cidades Sustentáveis: Princípios Orientadores de Educação para a Sustentabilidade em Contextos Urbanos”, Dr. Rodrigo Manoel Dias da Silva. Com o objetivo de identificar os princípios orientadores de educação para a sustentabilidade em contextos urbanos, Sandra realizou entrevista compreensiva em duas cidades da região sul do Brasil, Colombo no Paraná e São Leopoldo no Rio Grande do Sul.

Durante as visitas a doutoranda teve todo apoio das funcionárias da Secretaria do Meio Ambiente. Ela destaca que: “Essa pesquisa não seria possível sem o envolvimento da Secretaria do Meio Ambiente de Colombo, em especial a auxiliar administrativa Iliane Viana da Rocha, que me deu todo o suporte necessário para que as entrevistas fossem realizadas.”

A pesquisa apresentou como resultado três princípios orientadores de educação para sustentabilidade em contextos urbanos, sendo: educação, governança e mobilização. Estes princípios foram identificados a partir da escuta de pessoas que vivem nas cidades de Colombo e São Leopoldo e estão fundamentadas nos estudos da sustentabilidade, educação para a sustentabilidade, cidades sustentáveis e políticas para sustentabilidade. “A tese foi concluída com olhar esperançoso para novos começos, tendo a cidade como o melhor lugar para a mudança”.

Pular para o conteúdo