+DestaquesCOVID-19Em destaque hoje

Prefeito de Colombo manifesta interesse na compra de 50 mil vacinas contra a Covid-19

Graças a economia por conta do Decreto 001 de 11 de janeiro de 2021, que revisa todos os contratos vigentes na administração, a gestão está preparada para investir aproximadamente R$ 2 milhões na compra da vacina.

Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Helder Lazarotto anunciou o interesse de Colombo na compra de 50 mil doses das vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Fiocruz. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia (23) que autoriza a importação e distribuição dos imunizantes pelos municípios, o prefeito falou sobre a tramitação das doses e a importância desta medida para o Plano Municipal de Vacinação (PMV) contra a Covid-19. “Sem perder tempo, hoje manifestamos a intenção pela compra de 25 mil imunizantes do Instituto Butantan e outras 25 mil da Fundação Fiocruz. Com isso, esperamos obter sucesso com esta medida e acelerar a vacinação para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia, os profissionais da educação, além dos grupos prioritários”, explicou Helder.

Recurso para a compra

Graças a economia no caixa da prefeitura por conta do Decreto 001 de 11 de janeiro de 2021, que revisa todos os contratos vigentes na administração, o município possui recursos próprios para investir aproximadamente R$ 2 milhões na compra da vacina.

Apesar de reconhecer o empenho do governo do Paraná na distribuição da CoronaVac e da AstraZeneca/Oxford, no ofício enviado esta manhã, o prefeito destacou a importância das novas doses para suprir a falta de vacinas no momento em que aumentam significativamente os casos da doença e o município recebe uma quantidade reduzida para imunizar os grupos da primeira fase.

Vacinação

No próximo dia 01° de março, as aulas voltarão de modo remoto no município, ou seja, os estudantes assistirão as aulas em casa por conta dos riscos de contaminação. Caso a administração consiga adquirir estas vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde deve vacinar também os profissionais da educaçãoe acelerar a transição para aulas hibridas e presenciais.

Fotos: Daiana Nodari / PMC