+DestaquesCOVID-19Em destaque hoje

Prefeito encaminha à Câmara Projeto de Lei para compra de vacinas

Justificativa do PL é a pequena oferta de vacinas e o aumento nos casos da Covid-19, que comprometem o sistema de saúde de Colombo.

Apesar da aquisição das vacinas ser responsabilidade do Governo Federal, conforme preconiza o Plano Nacional de Imunizações (PNI), com a eminencia do colapso generalizado pela falta de vagas nos hospitais e a pequena oferta de vacinas em todo o país, a prefeitura de Colombo está empenhada para buscar soluções como a compra de vacinas para imunizar a população.

Por unanimidade, no último dia (24), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, diante da insuficiência de doses para imunização da população e em caso de descumprimento do PNI, os municípios agora também possuem competência constitucional para a compra das vacinas. Na mesma linha, o Congresso Nacional também já se posicionou favorável.

Um dos primeiros prefeitos do Paraná a demonstrar a intenção da aquisição de vacinas, Helder Lazarotto determinou o envio do Projeto de Lei 10/2021 nesta quarta-feira (10) para a Câmara Municipal de Colombo. Caso obtenha a aprovação, o município estará apto a adquirir vacinas para acelerar o processo de imunização da população. “A verdade é que não se faz imunização em massa com poucas vacinas. Por isso, solicitamos esta autorização do legislativo para adquirir vacinas”.

Diariamente os profissionais da Saúde buscam soluções rápidas para salvar vidas. O prefeito também destaca as ações da gestão para controlar o avanço da pandemia. “Já ampliamos o atendimento com a contratação de profissionais, inclusive remanejando servidores para as unidades básicas, mas principalmente para nosso PA 24 horas do Alto Maracanã. Nossos vacinadores estão diariamente em busca das pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, mas devido a tudo que enfrentamos hoje, é urgente a chegada de mais vacinas”, explicou Helder.

Números da Covid-19

Os números da Pandemia em Colombo apontam que desde março de 2020 até o último dia (09), aproximadamente 11 mil casos foram confirmados com 343 óbitos decorrentes da Covid-19. O momento exige um enorme esforços por parte do executivo e do legislativo. A aprovação do PL será um grande passo na luta contra a Covid-19 no município.