Prefeitura comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste domingo (05), celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E quando o assunto é sustentabilidade, preservação de áreas verdes, rios e nascentes, gestão de resíduos sólidos e limpeza nas áreas urbanas e rurais, Colombo tem motivos de sobra para comemorar.

Exemplos disso são os vários programas e ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como plantio de flores e árvores, roçadas, fiscalização e limpeza de terrenos, compostagem, além do:

𝗖𝗢𝗟𝗢𝗠𝗕𝗢 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗟𝗜𝗠𝗣𝗔
Lançado em maio de 2021, já beneficiou vários bairros do município com serviços de varrição, poda, roçada, recolhimento de grandes volumes e madeiras, recolhimento de lixo, recolhimento de galhos e restos vegetais, ajardinamento, visitas domiciliares para prevenção da dengue.

𝗘𝗖𝗢𝗧𝗥𝗢𝗖𝗔
É um programa realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Tem o objetivo de conscientizar a população sobre a maneira correta de destinar os resíduos sólidos. Também incentiva o recolhimento de materiais recicláveis para troca por sacolas de hortifruti, evitando assim que estes objetos inutilizados sejam jogados em locais impróprios como ruas e rios.

𝗖𝗔𝗦𝗧𝗥𝗔𝗠𝗢́𝗩𝗘𝗟 / 𝗖𝗔𝗦𝗧𝗥𝗔 + 𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢
Criado por meio da Lei Municipal de Castração 1.580/21 tem como objetivo o controle populacional de cães e gatos, controle de zoonoses, bem como a educação ambiental de seus tutores a fim de garantir uma guarda responsável dos animais.

𝗘𝗗𝗨𝗖𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗔𝗠𝗕𝗜𝗘𝗡𝗧𝗔𝗟
Equipes de gestores da Secretaria de Meio Ambiente preparam diariamente atividades para conscientizar as crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre a importância da preservação ambiental.

𝗖𝗢𝗟𝗘𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗥𝗘𝗦𝗜́𝗗𝗨𝗢𝗦 𝗩𝗢𝗟𝗨𝗠𝗢𝗦𝗢𝗦, 𝗢𝗥𝗚𝗔̂𝗡𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗘 𝗚𝗔𝗟𝗛𝗢𝗦
Todos os dias são realizadas coletas de resíduos sólidos, orgânicos e de galhos.

𝗣𝗟𝗔𝗡𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗥𝗕𝗢𝗥𝗜𝗭𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢
A Secretaria de Meio Ambiente contratou a Fundação de Apoio a UFPR para desenvolver o Plano Municipal de Arborização. Colombo é o 2º município da RMC a implantar este Plano, que definirá metas de plantio ou espécies indicadas para cada região do município. Incluirá também parâmetros sobre: espécies, padrão de mudas, técnicas e épocas para plantio e sobre manutenção das árvores, como técnicas de poda, remoção, controle fitossanitário e cuidados necessários.

Para mais informações e agendamento de coleta ligue para:
3656-4849 / 9 8724-8103 ou 9 8845-3932.